sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Yazaki abrirá 1.600 vagas no município de Bonito


             O anúncio de investimento de R$ 7,5 bilhões da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) no Polo Automotivo da Jeep, em Goiana, feito em 2019, impulsionou a atração de novos empreendimentos. Uma empresa fornecedora de peças automotivas para grandes montadoras, inclusive para a Jeep, vai se instalar em Pernambuco: a multinacional japonesa Yazaki.

Primeira indústria fornecedora de automotivos fora da Região Metropolitana do Recife (RMR), a Yazaki será construída no município de Bonito, Agreste Central do Estado. Com investimento esperado de R$ 60 milhões, a multinacional vai gerar cerca de 1.600 empregos diretos na região quando a fábrica estiver pronta.

As obras para a implantação da fábrica, que terá 21 mil metros quadrados de área construída, serão iniciadas em fevereiro. A previsão é que a indústria inicie operações dentro de um ano. Líder de mercado na confecção de chicotes automotivos, a fábrica terá capacidade para produzir chicotes para mil veículos por dia. De acordo com o presidente da Yazaki Mercosul, Lázaro Figueiredo, em paralelo às obras civis, a empresa vai começar a pesquisa de potenciais candidatos para as vagas de emprego.

O protocolo de intenções entre o Governo de Pernambuco e a Yazaki foi assinado, nesta quinta-feira (30), na cidade de Bonito. “É um investimento importante para o polo automotivo de Pernambuco. Vamos fazer melhorias necessárias de logística das estradas, além de viabilizar energia, água e gás. Vamos oferecer oportunidades de qualificação, junto com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação. Temos escola técnica na cidade de Bezerros, por exemplo”, destacou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, ao acrescentar que a empresa vai tratar como uma prioridade a inserção da mão de obra feminina em processos da fábrica.

A nova indústria foi o primeiro resultado do “Match Day” com fornecedores da FCA instalados em outros Estados, que aconteceu em São Paulo, no ano passado. “Foi cerca de um ano de negociação com a Yazaki. Pernambuco tem uma série de formas de atrair as empresas, temos incentivos fiscais em lei, que conseguimos negociar com as indústrias. E estamos em conversa com vários outros fornecedores da FCA”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach. Com a Yazaki, serão 25 fornecedores no Estado, e outros podem ser apresentados nas próximas semanas.

Segundo o prefeito de Bonito, Gustavo Adolfo, a Yazaki será um divisor de águas no município. “Fizemos parceria com a AD Diper [Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco] para doação do terreno à Yazaki. Prédios do município serão cedidos para a empresa para fazer capacitação dos funcionários”, destacou Adolfo ao detalhar algumas das ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário