quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Pernambuco adota protocolo de atendimento de possíveis pacientes do coronavírus


               Mesmo sem casos suspeitos do coronavírus em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) fez uma reunião nesta quinta (30) para planejar o atendimento em hospitais públicos e particulares em caso de suspeita de pacientes com a doença.

Até o início da tarde da quarta (29), foram registrados nove casos suspeitos em seis estados brasileiros. Sem recomendações específicas para o carnaval, médicos e representantes da saúde do estado buscaram tranquilizar a população e incentivar hábitos que previnem a transmissão de doenças, como a gripe.

O encontro, realizado na sede da SES, no Bongi, na Zona Oeste do Recife, teve a presença de representantes da secretaria de saúde do Recife, da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, da Fiocruz e de unidades de saúde como o Imip, Oswaldo Cruz, Correia Picanço e Hospital Português.

"Nós estamos em alerta, trabalhando os aspectos da vigilância, difundindo informações sobre casos suspeitos para que a gente possa ter a notificação em tempo adequado e possa começar a reação da rede de saúde nessa eventual chegada deste vírus", disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Uma nota técnica, com previsão para ser emitida até o fim desta quinta (30), visa padronizar o trabalho de profissionais de saúde.

"Estamos fazendo uma série de recomendações aos profissionais para que a gente possa tranquilizar tanto a população quanto os profissionais de saúde. É muito importante que, nesse momento, a gente tenha a tranquilidade necessária para fazer uma preparação adequada para uma eventualidade da chegada do vírus", afirmou Longo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário