quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Buíque: Arquimedes confirma reajuste do Piso Nacional do Magistério em 12,84%


            Já nos primeiros dias do ano, o prefeito de Buíque, Arquimedes Valença (MDB), anunciou o reajuste do Piso Nacional do Magistério para os professores da rede municipal de ensino no percentual definido pelo Governo Federal de 12,84%. A decisão foi comunicada durante encontro com a Secretária de Educação, Marilan Belisário, e deverá ser transformada em Projeto de Lei a ser encaminhado a Câmara de Vereadores.

“Nós vemos a Educação como a grande responsável pelas transformações das pessoas e da sociedade e a valorização do professor é ponto primordial nessa política de fortalecimento da qualidade do ensino em nossas escolas. Ganham o professor que vê seu direito garantido e ganham os alunos que passam a contar com um mestre estimulado e valorizado”, afirmou Arquimedes Valença.

O Piso Nacional do Magistério deve passar de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,15 a partir de janeiro de 2020 – um reajuste de 12,84%. A estimativa foi feita pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com base em portaria publicada pelo governo federal no dia 23 de dezembro.

Para que o reajuste do piso entre em vigor, o prefeito já tem preparado um Projeto de Lei que será encaminhado a Casa Legislativa para ser apreciado e votado pelos 15 vereadores que compõem a Câmara Municipal. Devido ao recesso parlamentar, os vereadores só deverão votar o projeto no início de fevereiro, durante a primeira sessão ordinária da casa.

Devido o recesso, o reajuste só deverá ser creditado nas contas dos professores no mês de março já que pelo prazo não dará tempo de inserir o aumento nos salários já de fevereiro.

“Se Deus quiser o reajuste do Piso Nacional do Magistério chegará ao município e em março o aumento será dado, com efeito retroativo a janeiro. É um compromisso do prefeito, de nossa secretaria, que só dependerá agora da aprovação da Câmara de Vereadores”, finalizou a secretária Marilan.


Um comentário:

  1. É bom saber que tem pessoas que se preocupa com os professores e com os alunos. Professor valorizado se sente motivado para realizar um bom trabalho.

    ResponderExcluir