sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Bolsonaro tira Alvim da Cultura e chama Regina Duarte para assumir a pasta

Regina é cotada para assumir a pasta da Cultura do governo Bolsonaro
                O presidente Jair Bolsonaro exonerou nesta sexta-feira (17) o secretário nacional da Cultura, Roberto Rego Pinheiro, conhecido como Roberto Alvim, que fez um discurso no qual usou frases semelhantes às usadas por Joseph Goebbels, ministro da Propaganda de Adolf Hitler durante o governo nazista. Goebbels era antissemita radical e foi um dos idealizadores do nazismo.

Assim como Goebbels havia afirmado em meados do século XX que a "arte alemã da próxima década será heroica” e “imperativa”, Alvim afirmou que a “arte brasileira da próxima década será heroica” e “imperativa”. 

Momentos após exonerar o gestor que chamou em live “como o melhor secretário da cultura da história do Brasil”, o presidente Jair Bolsonaro telefonou para Regina Duarte e convidou a atriz para assumir a Secretaria Especial de Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo.

Segundo interlocutores do presidente, Bolsonaro aguarda uma resposta de Regina Duarte até este sábado (18).

A gravação de Alvim repercutiu fortemente nos meios político, jurídico e artístico. O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, por exemplo disse que as declarações de Alvim precisavam ser repudiadas "com toda veemência". O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que o agora ex-secretário ultrapassou "todos os limites".

Nenhum comentário:

Postar um comentário