quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

A Coluna: Eudes se credencia em Venturosa para a disputa eleitoral com obras e realizações


                 Localizada a pouco mais de 30 Km de Arcoverde, a cidade de Venturosa vem dando exemplos de administração que credencia, cada vez mais, a reeleição do atual prefeito Eudes Tenório (PR). Pronto para disputar seu quarto mandato, Eudes comprova que experiência e planejamento fazem a diferença na hora de trabalhar em prol de uma cidade e promover as transformações que a população espera. Seja em obras com pavimentações, asfalto, construção de praças, reforma de mais de 19 escolas e creches, outros 11 UBS, construção de barragens e barreiros, estradas e mais recentemente o anúncio da construção do novo hospital de Venturosa.

E é na saúde que o governo Eudes, que é odontólogo de profissão, se destaca mais ainda. Tem um hospital que, diariamente, realiza cirurgias, atende a centenas de pacientes, sendo que mais de 70% vem de outras cidades devido a carência da saúde nos municípios da região. A unidade possui um sistema moderno de Raio X digital, aonde o resultado sai direto da máquina para a tela do computador do médico. Recentemente, mais de R$ 540 mil foram investidos somente em equipamentos para a unidade mista de saúde. São investimentos estruturais e sociais que colocam o município em um patamar bem acima até de cidades maiores e com mais recursos que, muitas vezes, tem unidades de saúde que só funcionam parcialmente. Somente na Unidade Mista de Saúde, foram mais de 116 mil atendimentos em 2019, outros 6,4 mil no Centro de Fisioterapia e mais de 13,3 mil exames de imagens. Números de fazer inveja a outras cidades que recebem até o dobro dos recursos.

Eudes, muitas vezes conhecido como Bacurau, porque quando menos se espera tá batendo na porta do morador na zona rural para tomar um cafezinho ainda antes do sol raiar, tem demonstrado que a experiência que o levou de volta ao comando da prefeitura só fez bem a cidade e ao município e deve ser ela, mais uma vez, que deve pesar na hora do eleitor escolher fazer a escolha certa. A poucos dias, foi citado pela Revista Total numa relação de 50 prefeitos que deverão ser reeleitos em reconhecimento ao seu trabalho. Nas rodas políticas da cidade, o chavão mais usado se o eleitor vai ficar entre o certo e o duvidoso. 


TRÂNSITO 1 - O prefeito de Vitória de Santo Antão, Aglailson Junior (PSB), durante entrevista na Atual FM, ao lado do deputado estadual Aglaílson Victor (PSB), fez duras críticas ao governo Paulo Câmara pelo fato de a BPRV estarem multando e recolhendo motos na cidade de forma abusiva, perseguindo a população com truculência. A insatisfação do deputado e do prefeito foi tão grande que o parlamentar colocou seu cargo de vice-líder do governo à disposição, caso o governador Paulo Câmara não tome uma medida para coibir a fiscalização arbitrária na cidade.


TRÂNSITO 2 – Já em Arcoverde, além da ação de fiscalização extrema por parte do Detran, usando como mote a Lei Seca, a prefeitura não mede esforços para trazer as equipes de fiscalização para a cidade, garantindo estadia e até o rango, além, claro, do apoio da Arcotrans. Em um final de semana de outubro do ano passado, foram mais de 75 veículos apreendidos pela operação promovida no trânsito de Arcoverde. As multas ultrapassaram as 800 aplicadas aos motoristas de carros, caminhões, motos, etc. Só escaparam os velocípedes das crianças e as carroças de burro que perderam as placas implantadas em 2013.

SAÚDE EM SERTÂNIA - Em Sertânia, o prefeito Ângelo Ferreira (PSB) está investindo na área de urgência e emergência do Hospital Maria Alice Gomes Lafayette. Vários espaços foram reformados e passaram por serviços de adequação para oferecer melhor atendimento aos pacientes, principalmente após a adesão ao SAMU pela prefeitura. Um dos mais importantes setores reformados foi o bloco cirúrgico. Danificado pela antiga gestão, o local precisou de requalificação para voltar a funcionar.


OFICINA DE CULTURA - De 3 a 5 de fevereiro vai rolar em Arcoverde um Toró de Ideias - Oficina de elaboração de projetos do interior. É uma realização do Teatro de Retalhos e da @pajeufilmes, com o apoio da Estação da Cultura. O objetivo é coletivamente descomplicar os editais de fomento, estimulando assim a proposição de novos projetos do interior de Pernambuco. São quinze vagas, o valor é de R$ 15,00 e as inscrições podem ser feitas pelo inbox do Teatro de Retalhos e pelo e-mail teatroderetalhos@gmail.com.

EDUCAÇÃO EM BUÍQUE - A secretária de Educação de Buíque, Marilan Belisário, e o Prefeito Arquimedes Valença participaram do Colegiado Regional de Educação com Secretários e Prefeitos, promovido pela GRE Sertão do Moxotó/ Ipanema Arcoverde. Na oportunidade, o novo gerente Regional, Marcelino Araújo, apresentou seu plano de gestão, no tocante ao fortalecimento da parceria com os municípios. Segundo Marilan, “foi uma manhã muito proveitosa, vindo a somar para a educação do nosso município”. Dia 04 de fevereiro, a educação de Buíque realiza um encontro com todos os professores abrindo o ano letivo de 2020.

MURO DO FACISMO¿ – A notícia da prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB) e do governador Paulo Câmara (PSB), que ia levantar o muro do aeródromo que deixaram abandonado por mais de 3 anos repercutiu tanto que o secretário de Turismo viajou e derrapou nas palavras chamando quem aponta os erros e problemas da cidade de “facistas”, a turma do Mussoline que era aliada da turma nazista do Hitler. Ao referir-se a um internauta que criticou a escuridão da Praça da Bandeira e a buraqueira da Av. Conselheiro João Alfredo, o cidadão foi carimbado da “turminha do atraso – os fascistinhas”.

SEM NOVIDADE - A pré-candidata à prefeita do município de Itaíba, Rogéria Martins (PP), anunciou nessa quarta-feira (29), a confirmação do apoio que já tinha, do Governador Paulo Câmara (PSB). Em foto registrada no Palácio do Campo das Princesas, em Recife, a progressista que vai enfrentar a prefeita Regina da Saúde, estava acompanhada de toda a família: deputado estadual Claudiano filho(PP), do presidente do IPEM/PE Adriano Martins; do prefeito de Quipapá, Cristiano Martins(PSB); do ex-deputado estadual Claudiano Martins e o ex-prefeito de Manari, Otaviano Martins, Rogéria recebeu as “bênçãos do palácio”. Na volta, todos tiveram que enfrentar a buraqueira da PE 270 abandonada pelo padrinho eleitoral.

SÓ TRABALHO – Enquanto a adversária pedia a benção ao governador, a prefeita de Itaíba, Regina Cunha, acompanhava a limpeza de barragens e barreiros no Sítio Cipó e logo mais, às 15h, entrega a duas famílias do sítio Caraíbas as primeiras casas do Projeto Morada Nova, que vai por fim a 09 casas de taipa somente nesta localidade através de um convênio entre a prefeitura e a Funasa. Para Regina, se antes a prefeitura “atendia somente uma família que faz de tudo pra voltar, agora ela é de todos e chega em todos os lugares com obras e ações”. Regina também tem em andamento a construção de 02 escolas, uma de 15 e outras de 06 salas; a praça do Salgado, 02 UBS em conclusão, saneamento de toda a cidade, entre outras obras. 



TUPANATINGA – Na cidade o mais novo comentário é da pré-definição do nome que vai compor a chapa da oposição que terá à frente o ex-prefeito Manoel Tomé (PT). O vereador Carlinho de Idelfonso é o nome que pontua na lista dos pré-candidatos a vice-prefeito. A decisão de Tomé de colocar o bloco na rua foi antecipada pela desistência do presidente da Câmara Municipal e vereador Neto de Duca de se candidatar a prefeito contra o atual gestor, Silvio Roque. No caminhar da carruagem, Tupanatinga caminha para ter um clássico eleitoral no próximo dia 4 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário