segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Buíque: Arquimedes assina termo de cooperação técnica do programa Olhar para as Diferenças


              Nesta segunda-feira (11), o prefeito de Buíque, Arquimedes Valença, deu mais um passo no sentido de avançar nas políticas públicas em defesa das crianças com deficiência de 0 a 6 anos. Na sede da VI Geres, o prefeito assinou o Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude para a implantação do Programa Olhar para as Diferenças” no município.

“O programa que chega para assegurar que a primeira infância com deficiência seja assistida por ações e serviços de assistência social, saúde e educação e como prefeito temos uma preocupação permanente com o bem-estar de nossa população, particularmente de nossas crianças”, afirmou o prefeito.

Com o ato, a partir de agora, a prefeitura de Buique recebe as cartilhas, os kits de desenvolvimento infantil composto por jogos, materiais pedagógicos e itens de tecnologia assistiva. A próxima entrega será a dos veículos adaptados para garantir o transporte dos usuários. “A intenção do Programa é que crianças que nasçam com algum tipo de deficiência tenham segurança de que o Estado proverá instrumentos efetivos para que possam se desenvolver”, esclareceu o secretário de estado, Sileno Guedes.

Com o Programa, o Governo do Estado vai unir as expertises das secretarias estaduais de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, além de promover parcerias com órgãos e entidades não governamentais. Para viabilizar o Programa, uma equipe de 174 profissionais municipais foi capacitada para consolidar as ações do novo programa nas cidades. Além disso, foram elaboradas cartilhas sobre Deficiência na Primeira Infância e sobre a Síndrome Congênita da Zika Vírus, para facilitar o acesso às informações.

Além de Buíque, o "Olhar para as diferenças" estará inicialmente presente em outras 12 cidades que compõem a sexta Gerência Regional de Saúde (GERES). São elas: Arcoverde, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga e Venturosa. A escolha dos municípios se deu através de um mapeamento territorial que identificou cerca de 450 crianças com deficiência na fase da Primeira Infância morando na região.



Nenhum comentário:

Postar um comentário