A Black
Friday deste ano acontece na sexta-feira (29), e marca a 10ª edição da
data de descontos no Brasil. A expectativa do comércio é que o evento movimente
as vendas, com projeções de desempenho melhor que o do ano passado.
Estimativa
da Boa Vista SCPC aponta que, neste ano, as vendas na Black Friday devem
crescer cerca de 4% na comparação com 2018. Se a projeção se confirmar, será um
avanço parecido com os 4,7% do ano anterior. Segundo a instituição, o avanço
deve ser puxado por fatores como expansão das concessões de crédito e pela
liberação dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pelo
governo.
Em
2018, a Black Friday ajudou a puxar um aumento de 2,9% nas vendas do
comércio em novembro. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE), esse avanço marcou o melhor resultado para um mês de novembro na
comparação com outubro desde o início da série histórica do levantamento, em
2000.
Para
este ano, pesquisas mostram que os consumidores que pretendem comprar algum
produto na Black Friday estão dispostos a consumir mais. Segundo estudo da
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao
Crédito (SPC Brasil), entre quem comprou na edição do ano passado, 35% esperam
adquirir mais produtos em 2019. Enquanto isso, 23% planejam comprar menos e
20%, a mesma quantidade.
O
levantamento ouviu 1.230 consumidores, entre os quais 50% disseram que
pretendem comprar algum item na Black Friday. Outros 39% dizem que vão fazer
compras apenas se considerarem que os descontos estejam valendo apena, e apenas
11% não pretendem comprar nada.
Ainda
de acordo com a pesquisa, em média, os consumidores devem comprar cerca de três
produtos e desembolsar R$ 1.132. Na lista de itens mais procurados, as roupas
lideram com 36% das menções. Os eletrodomésticos aparecem em segundo lugar com
31%, calçados com 29% e celulares e smartphones com 28%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário