quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Feira Literária do Sertão começa hoje em Arcoverde


                    Começa nesta quinta-feira a 3ª edição da Feira Literária do Sertão (Felis). O evento, que terá como tema neste ano "Literatura, Preservação & Memória", está montado mais uma vez na praça Winston Siqueira, no Centro da cidade. O evento se estende até o domingo (27).

Nos quatro dias de evento, estão programadas atividades, oficinas, exposições, palestras, performances, lançamentos de livros e apresentações artísticas, além de uma edição especial do Projeto Café em Cena, sob o comando do pedagogo e arte educador, Givaldo Silva.

De acordo com Kleber Araújo, um dos curadores da Felis e vice-presidente do Cocar, a Feira em 2019 tem o grande objetivo de fortalecer e incentivar ainda mais a disseminação da literatura. Durante a Felis, a biblioteca pública municipal será levada para a Praça, como forma de aproximar as leitoras e os leitores dos títulos existentes no acervo. Também estarão disponíveis para os visitantes, documentos, matérias de jornais e fotografias que fazem parte do arquivo público municipal.

Na Praça, os visitantes ainda poderão enconttrar uma "Geladeiroteca" com livros disponíveis para troca - uma parceria com o grupo LW - além de uma brinquedoteca e a Gameleira Literária, com livros e cordéis do acervo da poetisa e professora Edilza Vasconcelos. A Livraria Lira Cultural também vai montar o seu stand no local, com livros e os seus deliciosos cafés. Veja a programação desta quinta-feira (24):

14h Abertura da Feira
16h - Diálogo Políticas públicas do livro, leitura, literatura e bibliotecas, troca de experiências sobre o projeto Ler Bem entre secretários de educação da região, gestores de escolas e universidades. Mediação da secretária de Educação de Arcoverde, Zulmira Cavalcanti
17h- Exposição Memória (Exposição do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano)
18h30 - Palestra Projeto Remissão de pena pela leitura (Participação de representantes da Gerência de Políticas Educacionais de Jovens Adultos e Idosos: Stella Campos Socorro Santos, Liliane Siqueira e Elen Nayara)

- Lançamento do livro de poemas de Juliana Aguiar, Encadeia, confeccionado por adolescentes da Funase de Arcoverde

18h30 - Exposição da oficina de encadernação, com mostra de trabalhos no estande da Cocar
19h30 - Solenidade de abertura, que contará com leitura da aluna da rede pública municipal Steffany Maria, e apresentação da Orquestra Filarmônica Amusa
20h30 - Lançamento do livro Nação avacalhada e pocket show com o compositor Anchieta Dali

A Feira Literária do Sertão (Felis) tem também o espaço Felisinho, aonde os pequenos também têm o seu recanto na Felis. Contação de histórias, declamações, exposições, atividades lúdicas, apresentações teatrais, oficinas, jogos e brincadeiras populares estão recheando a programação do evento para nenhuma criança ficar de fora. Na programação de hoje tem:

14h - Contação de histórias (participação de Voyle Arte com a Saia Literária)
15h - Samba de coco (participação Escola Freire Filho)
15h - Exposição Projeto Brincadeiras da Cultura Popular (participação Aesa - pedagogia)
16h - Contando e aprendendo os mitos indígenas de Pernambuco (contação de histórias (participação Márcia Moura)
16h - Atividades lúdicas (participação Grupo Recriar)
18h - Contação de histórias (participação Katia Katita)

Já a praça de alimentação da Felis terá sete restaurantes e bares com cardápios variados. Alguns pratos foram criados especialmente para a Feira deste ano, com alusão a escritoras e escritores e suas obras mais conhecidas. Estarão lá a Central Delicatessen, Sabor do Campo, Empório de Cordeiro, Comida e Prosa, O Cercado, Maria Gulosa e Don Preto Espaço Gourmet.



Nenhum comentário:

Postar um comentário