sábado, 28 de setembro de 2019

Saúde de Itaíba supera percentual no 2º quadrimestre do ano


                O investimento maciço na recuperação de todo o sistema municipal de Saúde de Itaíba patrocinado pela prefeita Regina Cunha segue dando resultados positivos a administração municipal. Nesta sexta-feira (27), o secretário de Saúde, Pedro Teotônio, confirmou durante Audiência Pública na Câmara de Vereadores que o município aplicou 15,83% em ações e serviços públicos de saúde no 2º Quadrimestre de 2019. O número supera a exigência do Governo Federal que é de 15%. O evento contou com a presença da população, profissionais da saúde e do presidente da casa legislativa, o vereador Jorge do Cachorro Quente, além do controlador Alexandre Caracciolo.

Contando com 16 unidades em sua rede física, incluindo a sede da Secretaria, a Saúde de Itaíba comemora também o crescimento nos número de serviços realizados no âmbito do município e nas parcerias, como a que é feita com a UPA de Especialidades de Garanhuns, aonde foram realizados neste período 1.359 procedimentos e consultas. O maior número foi para otorrinolaringologista com 518 procedimentos, seguido do cardiologista com 167.

Outro ponto destacado pelo secretário foram as consultas e exames de especialidades realizadas as custas da pasta e da prefeitura, que totalizam 556, sendo que a grande maioria desses foi para exames de ultrassonografia com 290 atendimentos. Ainda foram realizados exames de mamografia (119), ressonância magnética (33), Densiometria Osséa (04), Endoscopia (81) e tomografia (29).

Pedro destacou ainda que, diferente do passado quando a população mal tinha acesso aos serviços de saúde, somente neste 2º quadrimestre (julho a agosto), foram realizados 39.745 procedimentos na rede municipal de saúde, entre consultas, atendimentos e acompanhamentos.

“Somente as pequenas cirurgias, que a população tinha que ir para Garanhuns ou Arcoverde no governo passado, realizamos 1.077 procedimentos, demonstrando que hoje, sim, os recursos da saúde vão para quem mais precisa, que é a população de Itaíba”, afirmou Pedro Teotônio.

Ele finalizou citando a ação da ‘Semana da Saúde Visual’, feita em parceria com uma entidade de outro estado, e que promoveu a realização de 1.680 consultas de oftalmologia, inclusive para crianças, aliviando a demanda reprimida do município que era de 500 consultas na área da oftalmologia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário