sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Polícia Federal cumpre mandados em operação que investiga lavagem de dinheiro no Banco do Brasil


        Foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (27) a 66ª fase da Operação Lava Jato, intitulada Alerta Mínimo. São cumpridos sete mandados de busca e apreensão em São Paulo e um em Natal. As medidas cautelares foram expedidas pela 13ª Vara Federal de Curitiba/PR.

O inquérito tem como foco principal a apuração de crimes de lavagem de dinheiro praticados por doleiros e funcionários do Banco do Brasil, que teriam atuado em benefício de empresas que contratavam com uma multinacional do ramo de combustíveis e necessitavam de dinheiro em espécie para o pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos.

Durante a investigação foram obtidos documentos, fornecidos por colaboradores, que indicaram que um doleiro, ainda não identificado, teria sido responsável por disponibilizar pelo menos R$ 110 milhões, em espécie, para facilitar o pagamento de propinas.

Há ainda a suspeita de participação de gerentes de agências bancárias, que dariam suporte às operações de desconto de cheques e elaboravam justificativas internas para evitar fiscalizações e ações de compliance da instituição financeira. Em troca, os funcionários recebiam comissões dos operadores e conseguiam vender produtos da agência para atingir metas.

O nome da operação, Alerta Mínimo, faz referência ao encerramento dos alertas de operações atípicas do sistema interno do banco para comunicação ao COAF sob justificativa dos gerentes de agência, como se não houvesse indícios de lavagem de dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário