sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Arcoverde: Saída de delegado provoca manifestações nas ruas e protestos durante sessão da Câmara


              Deve ser publicada nesta sexta-feira (27), no Diário Oficial do Estado, a portaria que transfere o delegado regional de Arcoverde, Israel Rubis, para a Regional de Vitória de Santo Antão, que faz parte da 12º Área Integrada de Segurança. A saída do policial após 16 meses à frente da 19ª Delegacia Seccional de Arcoverde (DESEC) foi anunciada pelo próprio em sua rede social e desencadeou uma série de protestos e abaixo assinados.

Logo pela manhã manifestantes saíram de frente da Delegacia Regional e percorreram as ruas da cidade até a frente da Câmara Municipal de Vereadores aonde discursos em defesa da permanência do delegado se alternavam com falas políticas, cobrando da presidente da casa, vereadora Célia Galindo e demais vereadores, uma posição sobre o fato que foi tomado pela Secretaria de Defesa Social, do Governo do Estado, comandado pelo socialista Paulo Câmara (PSB). Já à noite, na sessão da Câmara de Vereadores realizada no auditório da AESA, em homenagem aos 50 anos da autarquia, manifestantes também protestaram contra a saída do delegado e cobravam de todos os vereadores uma posição. 

Durante a sessão de ontem da Câmara, a vereadora Zirleide Monteiro (PTB) disse ser contra a saída seja do delegado ou de qualquer outra autoridade por questões políticas. Se disse oposição ao governo do PSB e cobrou posição da Secretaria de Defesa Social sobre o fato. Já a vereadora Cibely Roa (PP), em conversa com os manifestantes, disse que Rubis teria saído porque talvez tivesse tido a oferta de um salário melhor e afirmou que a resposta sobre a saída do delegado não poderia ser dada pelos vereadores. Apesar dos protestos, a sessão transcorreu normalmente até o final. 

Ontem também, o delegado Israel Rubis falou com a jornalista Zalxijoane Ferreira, do De 1ª Categoria, e comentou sobre as manifestações declarando que “"Isso tudo só está mostrando toda a confiança que as pessoas têm no meu trabalho. Só no ano passado, foram 11 grandes operações, onde conseguimos tirar de circulação bandidos perigosos, desarticulando quadrilhas que atuavam há muitos anos no interior de Pernambuco. Agradeço a todas as pessoas que estão do meu lado e que confiam no meu trabalho".

Ainda ontem à tarde, houve uma reunião entre empresários locais e entidades como Associação Comercial de Arcoverde (ACA), Sesc, Condica, Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), Lions Clube, Rotary Clube, OAB Arcoverde e Maçonaria para discutir ações que evitem a transferência do delegado. Ao final da reunião, o grupo foi até a prefeitura, onde conversou com a prefeita Madalena Britto (PSB), cobrando uma posição que até o momento não foi feita pela gestora.

Até as 01h desta madrugada, 5.509 pessoas já haviam assinado a petição pela permanência do delegado Israel Rubis. Na manhã desta sexta-feira (27), está prevista uma nova manifestação pelas ruas centrais da cidade com concentração marcada para as 09h em frente à Câmara Municipal de Vereadores. O destino final seria a Delegacia Regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário