quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Arcoverde: Licitação suspensa após pregoeira se negar a aceitar empresas participantes

              Mais uma vez a Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de Arcoverde foi alvo da divulgação de vídeo de uma sessão tumultuada pela negativa da pregoeira de aceitar a participação de empresas em processo licitatório. Segundo a filmagem que circular nas redes sociais, ela alega que as empresas que reclamam não “teriam adquirido o edital”, esquecendo-se que ele é público e pode ser acessado por qualquer empresa que tenha interesse em participar, devendo, para isso, estar disponível no Portal da Transparência do Município.

Numa busca rápida no portal, verifica-se que o referido processo licitatório PREGÃO PRESENCIAL SRP SS Nº 018/2019, PROCESSO LICITATÓRIO SS Nº 033/2019, com o devido edital, não está disponível conforme mostra a imagem da tela. Nela se vê que a ultima atualização do Portal da Transparência referente as licitações é do dia 29 de agosto de 2019.
A modalidade pregão presencial é regida pela Lei nº 10.520/02, e por ela, o pregão pode ser disputado por qualquer interessado do ramo pertinente (ao objeto), cadastrado ou não no órgão promotor da disputa. Diz ainda a Lei nº 10.520/02 em seu Artigo 4º, item V que “cópias do edital e do respectivo aviso serão colocadas à disposição de qualquer pessoa para consulta e divulgadas na forma da Lei no 9.755, de 16 de dezembro de 1998” e em seu Artigo 5º, item II, é vedada, proibida, a exigência de “aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame”.

No vídeo, a pregoeira suspende a licitação alegando que os representantes das empresas “não teriam adquirido o edital” e estariam tumultuando. Um dos representantes solicita que a suspensão seja constada em ata e que seja noticiado tudo o que está acontecendo para que possam informar as empresas que representam. A pregoeira diz que não dará nenhum ofício aos representantes e diz que a suspensão será publicada no dia seguinte, no caso, nesta quinta-feira (05).

No extrato ata de suspensão da licitação publicado hoje, dia 05, no Diário Oficial dos Municípios, a pregoeira diz que a licitação foi suspensa “em razão da quantidade de licitantes não prevista que se apresentaram no momento, sem espaço suficiente para dar inicio a sessão. Face o exposto será publicado nova data de abertura da licitação...”

A licitação, da ordem de R$ 327.896,72 (Trezentos e vinte e sete mil oitocentos e noventa e seis reais e setenta e dois centavos) seria para a contratação de empresa para confecção de material gráfico, destinados ao abastecimento dos UBSFS, Farmácia Central, PNI e PSE, Centro de Especialidades Odontológicas - CEO, Centro de Saúde da Mulher, Policlínica, UPA DIA, Centro Especialidades Medicas Santa Ramos, Central de Regulação, Clinica de Fisioterapia, Laboratório de Analises – LAMUARC, centro e Atenção Psicossocial CAPS, CAPS AD III, Centro de Testagem e Aconselhamento CTA, Vigilância Sanitária e Centro de Epidemiologia, Centro de Atenção do Idoso e a Sede da Secretaria de Saúde do município de Arcoverde, por um período 12 (doze) meses.

Veja abaixo o vídeo que circula nas redes sociais da sessão pública de licitação.


Um comentário:

  1. É isso mesmo essa pregoeiro faz isso em todo pregão tenho .aos filmagem ela tem que estudar mais porque tem mais como barraqueira que como pregoeiro o melhor é que chegue ao ministério público vou enviar mais vídeos

    ResponderExcluir