sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Secretaria de Saúde de Caruaru registra mais cinco casos suspeitos de sarampo


           A Secretaria de Saúde de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, registrou mais cinco casos suspeitos de sarampo na cidade, além dos dois identificados no mês de julho. Os casos ainda não estão confirmados, mas os primeiros exames apontam resultado positivo para sarampo e os testes confirmatórios estão sendo realizados por laboratório de referência nacional.

“Caruaru está em situação de alerta, por ser uma cidade polo, recebendo diariamente moradores de outros municípios. Toda a rede de saúde está preparada para acolher e cuidar das pessoas que apresentarem os sintomas da doença. Estamos agindo prontamente e realizando ações de vacinação em escolas públicas e particulares, reforçando o trabalho que já é realizado na rotina das equipes de saúde do município”, explicou a secretária executiva de Atenção Básica, Lillian Leite.

Os últimos casos de sarampo em Caruaru foram em 2014 com cinco confirmados. Apesar da boa cobertura vacinal do município para tríplice viral, a orientação da Secretaria de Saúde é que os cartões de vacina sejam atualizados, em caso de atraso, principalmente em menores de cinco anos.

Além disso, algumas medidas já estão sendo tomadas pelo município, como imunização de rotina em todas as Unidades Básicas de Saúde (população em geral), busca ativa nos domicílios dos casos suspeitos e bloqueio vacinal de contatos, investigação laboratorial de suspeitos, assistência aos casos com suspeita, vacinação nas escolas e hospitais privados e públicos do território, educação em saúde para a população em todas Unidades Básicas de Saúde, entre outras.

“A vacinação é a única forma de prevenção. Quem estiver com sintomas deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima. Recomendamos ainda que, neste momento, os pais ou responsáveis evitem expor as crianças menores de um ano ou não vacinadas a aglomerações”, complementou a secretária executiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário