quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Itaíba: Regina inaugura novo açougue público de Negras homenageando neto do fundador do distrito


           Acompanhada da família do saudoso Seu Manoel Soares Ramos, o popular Manoel Nicolau, Neto do fundador do Distrito de Negras (Major Antonio Inácio), a prefeita de Itaíba, Regina Cunha (PTB), inaugurou na manhã desta quarta-feira, dia 14 de agosto, a reconstrução do Açougue Público do Distrito de Negras, diante de uma multidão que se aglomerava em frente ao novo prédio. Uma obra de mais de R$ 200 mil feita com recursos da própria prefeitura e que entrega a população um equipamento moderno e dentro dos padrões sanitários.

Nos discursos, a filha mais velha de Seu Manoel, Juliene Vieira, agradeceu a prefeita Regina “por esse ato de justiça” e que, durante 24 anos, desde seu falecimento, não havia mais “pisado ali”. Lembrou da partida de Dona Ritinha, esposa do Seu Manoel, dizendo que “...Então, com certeza, ela está lá no céu, com certeza ela está muito feliz Regina com esse seu gesto, essa gratidão...”.

Outro filho de Seu Manoel, Jeová Vieira, também deu seu testemunho, fazendo um histórico do pai e agradecendo a prefeita pela homenagem: “portanto, agente agradece muito, muito mesmo de coração a prefeita Regina e toda a sua equipe por essa homenagem justa, que muito nos honra...”

Ao lado da prefeita estava o vice-prefeito Valdo do Pipa, que ressaltou a história de Seu Manoel e a importância da obra de reconstrução do açougue público para o povo de Negras que, antes, era obrigado a utilizar um espaço insalubre e em péssimas condições de higiene. Presentes ainda vereadores, secretários e lideranças políticas e comunitárias de Itaíba.

Regina destacou a importância do homenageado para o Distrito de Negras, sua história e relembrou momentos da infância, mas também relatou sentir-se constrangida quando vinha até o antigo açougue público e ver a situação de abandono, balcões de granito já velho e desgastados, sob uma estrutura antiga, sem cerâmica e a mínima condição de higiene.
“Lembro de Seu Manoel, que foi fiscal aqui do açougue por muitos anos e um exemplo de pai de família e de homem honesto e que amava essa terra. Homenagear ele é mais do que justo, é um reconhecimento ao neto do fundador de nosso distrito e a um homem que sempre honrou seu nome e sua terra. Entregamos hoje ao povo de Negras um açougue moderno, todo na cerâmica, balcões de inox, serra e fardas para os comerciantes, tudo dentro das exigências sanitárias e que nosso povo merece”, disse Regina Cunha.

Após os discursos, foi descerrada a fita e a placa de inauguração, sendo o mercado de carnes aberto para a visitação pública, puxada pela prefeita e os familiares de Seu Manoel.

A obra de reconstrução do Açougue Público teve início ainda em fevereiro deste ano, quando a prefeita deu a ordem de serviço diante dos marchantes, em pleno dia de feira livre em Negras. Todo equipado, cada box conta com balcões e pias de aço inoxidável e freezers, além de balança e serra elétrica para um os cortes das peças de carnes. Cada comerciante ainda recebeu uniforme completo.



Um comentário: