quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Itaíba realiza atendimento de urgência via telemedicina


                   Há cerca de quatro meses, os moradores da cidade e zona rural de Itaíba tem à sua disposição um serviço pioneiro no atendimento as emergências e urgência de casos com suspeitas de infarto. Com um investimento na aquisição de um equipamento para a realização de exames de eletrocardiograma, a Secretaria de Saúde implantou no Hospital Municipal João Vicente um serviço de Tele Medicina.

Segundo o secretário de Saúde, Pedro Teotônio, “essa foi uma demanda que a prefeita Regina teve da população e determinou para que buscássemos uma forma de atender a esses tipos de casos de emergência e estamos conseguindo resolver através da Telemedicina e de um equipamento de eletro”. Foram investidos quase R$ 12 mil na compra do eletrocardiograma.

Instalado no Hospital desde abril deste ano, o equipamento é utilizado somente nos atendimentos de emergência e urgência. Ao chegar à unidade com suspeita de infarto, o paciente é encaminhado a sala para a realização do exame de eletro e o resultado é enviado de imediato via internet para um médico cardiologista em São Paulo, que envia de volta o laudo com os devidos encaminhamentos para o paciente.

O que é -telemedicina cardiológica, também conhecida como telecardiologia ou telecardio, usa a tecnologia da informação para facilitar e permitir a interpretação e emissão de laudos médicos remotamente. Essa dinâmica também possibilita a troca de informações entre médicos, profissionais de saúde e pacientes, e até a discussão de casos clínicos entre especialistas da área.

Isso tudo é feito a distância, trazendo maior agilidade na hora de diagnosticar uma doença cardíaca, emitir laudos de exames e estabelecer o protocolo de tratamento. Por meio da telecardiologia, é possível monitorar parâmetros vitais a distância, como ritmo cardíaco, pressão arterial, realizar envio remoto de dados, compartilhar imagens, entre outras funcionalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário