quinta-feira, 18 de julho de 2019

Projeto do Condomar é selecionado na primeira etapa do prêmio muni-ciência da CNM


            O Consórcio Intermunicipal Dom Mariano (Condomar) foi selecionado entre os projetos de Consórcios Públicos na primeira etapa do Prêmio MuniCiência da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Mais de 1.200 projetos de todo o Brasil foram inscritos.

O Projeto que o Condomar está implantando propõe solucionar os entraves das compras públicas consorciadas utilizando-se de plataformas tecnológicas integradas de gestão de suprimentos e também a qualificação dos profissionais envolvidos na gestão da aquisição: compradores, gestores de contratos, pregoeiros e advogados.

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a empresa M2M, que é uma das corporações que está na liderança em gestão de suprimentos públicos.

Para o articulador responsável pela implementação do projeto no consórcio, Edésio Medeiros, existe muito ainda a ser feito, porém a ideia é que através do projeto possa melhorar a qualificação técnica dos servidores e gestores dos municípios consorciados, a partir da aplicação de ferramentas tecnológicas que ampliem a eficiência nos gastos públicos e diminuam as despesas com a correção de eventuais desperdícios de recursos públicos.  

O Condomar está localizado na mesorregião do Agreste e Sertão do Moxotó no estado de Pernambuco. O território compreende uma área de 10.064 km², composta por 13 municípios (Alagoinha, Arcoverde, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Jataúba, Pedra, Pesqueira, Poção, Sanharó, Sertânia, Tupanatinga e Venturosa). Sua população é estimada em 471.799 habitantes e todos os municípios estão situados no Semiárido pernambucano.

Os consórcios públicos foram regulamentados no Brasil desde a década de 1970, mas tiveram sensível aumento nos últimos dez anos. Segundo pesquisa da CNM (2015-2017), cerca de 4.081 municípios brasileiros utilizam consórcios públicos para aquisições de bens e serviços, ou seja, quase 75% do total de 5.570 no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário