segunda-feira, 29 de julho de 2019

Buíque é um dos destaques do 1° Concurso de Queijos que reuniu 10 cidades


           O município de Buíque foi um dos destaques do 1° Concurso de Queijos Artesanais que reuniu queijarias e laticínios de 10 cidades pernambucanas durante o 5° Buíque Frio. Apesar de ter começado a receber assistência e qualificação devido a parceria do Sebrae com a Prefeitura somente a partir de 2017, a Queijaria Bento, do produtor Jean, ficou com o 4° Lugar, numa disputa que contou com 24 queijarias e laticínios. Foi a primeira vez que os queijeiros tiveram seu espaço no festival de Queijos, vinhos e sabores de Buíque. 

O 1° lugar do concurso de Melhor Queijo de Coalho Regional ficou com a Queijaria AM, de São Bento do Una. O segundo lugar é da Queijaria Leite Nobre, de Venturosa; seguido da Queijaria Molungu de Jupi. O quinto lugar foi do Laticínio São José da Pedra.

Já na disputa de Melhor Queijo de Manteiga Artesanal o campeão foi o Laticínio Luiza, de Venturosa. As Queijarias Ramos e a Santa Tereza, ambas de São Bento do Una, ficaram em 2° e 3° lugares, respectivamente.

O secretário municipal de Agricultura, Aldy Régis, destacou o papel do governo Arquimedes na qualificação dos produtores de queijos de Buíque, firmando desde o início uma parceria com o Sebrae que passou a certificar as queijarias promovendo a sua adequação, assistência técnica e a transferência de embriões. "Isso permitiu ter queijarias aqui de Buíque concorrendo com empresas já consolidadas no mercado, aumentando a sua qualificação e sua renda graças a esse trabalho que antes não existia", afirmou. Para Jean, produtor da Queijaria Bento, o 4° Lugar "é fruto do apoio dado pelo Sebrae e a Prefeitura, através do prefeito Arquimedes, que desde o começo vem garantindo assistência técnica para os produtores de queijos de Buíque".

O prefeito Arquimedes Valença avaliou positivamente e acima das expectativas o resultado do concurso de queijo artesanal como resultado da parceria de sucesso entre prefeitura e Sebrae que trouxeram, pela primeira vez para o Buíque Frio, os produtores de queijos como forma de valorizar, incentivar e mostrar a qualidade que seus produtos vem alcançando. 
"O produtor de leite de Buíque andava abandonado, desinformado, sem nenhuma assistência técnica e assim que assumimos o governo, já em 2017, firmamos essa parceira com o Sebrae levando para o pequeno produtor a qualificação que tanto necessitava e hoje começamos a colher resultados. Estão todos de parabéns e em 2020 vamos fazer muito mais", concluiu Arquimedes Valença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário