quarta-feira, 10 de julho de 2019

Arcoverde: Assis do Coco Raízes agora é Patrimônio Vivo de Pernambuco


        A realização da última etapa do 14º Concurso do Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco – RPV-PE, promovido pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), elegeu na tarde desta quarta-feira, 10 de julho, Francisco de Assis Calixto Montenegro – o Mestre Assis do Coco Raízes de Arcoverde – como um nos seis novos Patrimônios Vivos do Estado.

A importância da conquista pelo mestre, segundo o presidente do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural, Aramis Macêdo, representa “a primeira titulação atribuída a um representante de cultura popular na região do Sertão do Moxotó”, ressaltou o presidente, informando também que o concurso passou a descentralizar a avaliação de candidatos de fora da Região Metropolitana do Recife, para que outras representações do estado também fossem contempladas.

De acordo com a Fundarpe, o programa de Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco agrega como finalidade o apoio financeiro e a preservação dos processos de criação e divulgação de técnicas, modos de fazer e saberes dos vencedores, mediante atividades, ações e projetos desenvolvidos.

Além do Mestre Assis Calixto, foram escolhidos nesta edição do concurso: Mestre Saúba (Brinquedos populares e mamulengos, de Jaboatão dos Guararapes); Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira (Nazaré da Mata); Mestre Aprígio (artesão do couro, de Ouricuri); Mestre Nado (artesão de instrumentos musicais feitos de barro, de Olinda); e Tribo Indígena Carijós do Recife (Caboclinho, do Recife).

Trajetória - Conhecido pela tradição no Coco Raízes de Arcoverde, que difundi há mais de 60 anos, Mestre Assis atua além de músico e compositor, como artista plástico, artesão, poeta e educador social. Natural da cidade de Sertânia, ele também é popular por confeccionar as tamancas de madeira utilizadas na dança do samba de coco.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search