segunda-feira, 22 de julho de 2019

Alerta de mais chuvas na Mata Sul a onde 2 mil famílias estão desalojadas

                 Um alerta de chuva forte foi emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) nesse domingo (21). Segundo o boletim, a precipitação deve ser de moderada a forte e pode atingir a Região Metropolitana do Recife (RMR), Mata Norte, Mata Sul e Agreste do Estado. 

O aviso hidrometeorológico é válido até as 17h desta segunda-feira (22). Moradores de áreas de risco devem seguir as orientações da Defesa Civil.

O final de semana foi de muita chuva nas regiões. Segundo a Apac, a cidade onde mais choveu nos últimos dias foi Rio Formoso, na Mata Sul, com 205 milímetros. Em Barreiros, também na Mata Sul, onde várias famílias ficaram desalojadas, o volume foi de 185 mm. 

Depois de uma madrugada em que choveu quase metade do esperado para o mês, moradores do Litoral e da Mata Sul de Pernambuco se mobilizam para conter os prejuízos e voltar para as suas casas, no domingo (21). Segundo a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), 518 famílias de Barreiros e outras 50 de São José da Coroa Grande ficaram desalojadas, ou seja, tiveram que sair temporariamente de onde residem. 

Em Barreiros, de acordo com a Defesa Civil do município, a chuva começou por volta das 19h do sábado e seguiu até as 7h do domingo. Balanço preliminar da Apac registrou, em 24 horas, 156 milímetros de chuva, o equivalente a 48% do previsto para todo o mês de julho. Com a precipitação, o Rio Carimã transbordou, atingindo parte do Centro da cidade e quatro bairros. O mais atingido foi o bairro dos Lotes, onde foram desalojadas 240 famílias. Depois, vieram Santa Gorete, com 180; Prainha de Cima, 41; Granja Itaperibu, 18; e Tibiri, com 12. Na área central, foram 27. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário