sexta-feira, 19 de julho de 2019

A Coluna: Comece o dia sabendo que pode ter mais uma mulher na sucessão em Arcoverde


         A PF suspende investigações que usam dados do Coaf sem aval da Justiça. Toffoli determinou que esses inquéritos fossem paralisados após pedido da defesa do filho do presidente, Flávio Bolsonaro. Pesquisa aponta que 58% reprovam e 15% aprovam as políticas do governo para a Educação. Em Pernambuco começa o FIG 2019 com a presença do governador de olho em 2020. Já em Buíque, Arquimedes lança o Buíque Frio, em Arcoverde o nome da vereadora Célia é apontado pelo jornalista Inaldo Sampaio como nome natural do PSB para 2020. Já em Itaíba, Regina amplia trabalho na zona rural. Veja o que você precisa saber pra fechar a semana:

Em quem Madalena confia?
O jornalista Inaldo Sampaio jogou no colo do governador e da prefeita Madalena Britto, ambos do PSB, uma decisão complicada sobre as eleições de 2020. Disse: “A prefeita Madalena Brito, que já foi reeleita, estaria inclinada a apoiar seu vice, Wellington Araújo, filiado ao MDB e ligado ao deputado Raul Henry. Mas isto só faria sentido se estivesse garantida a permanência dos peemedebistas na Frente Popular, algo que seguramente não está devido à entrada no partido do senador Fernando Bezerra Coelho. Numa cidade que está acostumada a colocar mulheres na prefeitura (Erivânia Camelo, Rosa Barros e a própria Madalena), a atual prefeita bem que poderia avaliar a hipótese de indicar à sua sucessão a presidente da Câmara, Célia Cardoso (É Galindo agora), que nunca teve o nome considerado. Ela cumpre o 8º mandato de vereadora, foi peça decisiva no desmonte do grupo Julião Guerra/Erivânia Camelo e sua bravura era sempre citada pelo governador Eduardo Campos. A oposição, segundo Inaldo, já tem seu candidato: o ex-prefeito Zeca Cavalcanti. E aí: a prefeita confia mais em Wellington ou em Célia? 

Trabalho nunca visto
Em Itaíba, a prefeita Regina Cunha (PTB) tem intensificado o trabalho do Programa Terra Arada com 03 máquinas atuando em várias frentes do município para atender ao pequeno produtor e produtora rural. O objetivo é preparar a terra para o plantio e aproveitar o inverno que começa na região do Agreste. Mais recentemente foram beneficiados comunidades como Nóia e Alto do Negras, aonde o pequeno produtor rural Seu Geraldo disse nunca ter visto trabalho igual em outro governo. Neste final de semana, o trabalho continua garante a prefeita. 


Buíque Frio
Já em Buíque, o prefeito Arquimedes Valença (MDB) deve fechar hoje pra amanhã as atrações artísticas que vão marcar presença na quinta edição do Buíque Frio, que acontece entre os dias 25 e 27 deste mês, na praça central da cidade. O anúncio oficial só deverá ser feito mesmo na segunda-feira, dia 22. A expectativa é atrair pelo menos 10 mil pessoas dia. O Sebrae vai chegar com força e este ano estará presente com 21 estandes durante o evento. É aguardar!


Câmara no FIG
O governador Paulo Câmara prestigiou, na noite desta quinta-feira (18.07), a abertura da 29ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), considerado o maior festival cultural do Brasil. O início das festividades contou com a apresentação do espetáculo "O Som e a Sílaba", no Teatro Luiz Souto Dourado, e um tributo ao músico caruaruense Luiz Vieira. Nesta edição, o grande homenageado é o compositor Jackson do Pandeiro, cujo centenário de nascimento é celebrado este ano. 


Tentando explicar
As investigações da Polícia Federal (PF) que usam dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sem autorização judicial estão suspensas, conforme determinação do ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Toffoli afirmou que a decisão "é uma defesa do cidadão". A PF suspendeu os inquéritos por prevenção, a fim de evitar que futuramente essas investigações se tornassem nulas. Ainda não é conhecida a quantidade de inquéritos afetados pela medida.

Brasil é Ouro
Ana Marcela Cunha venceu os 25 km da maratona do Campeonato Mundial de esportes aquáticos, na Coreia do Sul, com o tempo de 5h08m03s. Com um sprint final bem forte, ela não deu chances para a alemã Finnia Wunrams, que ficou com a medalha de prata, e para a francesa Lara Grangeon, que levou o bronze. A nadadora do Brasil conquistou seu segundo ouro no Mundial de 2019 e sua 11ª medalha na carreira.

O Homem na Lua
Há 50 anos, o módulo lunar Eagle preparava-se para pousar na Lua, no dia seguinte, 20 de julho de 1969, de onde desembarcaram os astronautas Neil Armstrong e Edwin Aldrin. Mas pisar na superfície lunar foi, além de marco histórico, uma corrida espacial, estratégica e política entre os Estados Unidos e a União Soviética. Ficou muito claro que a missão não era só científica. É também o início a guerra fria que assustou o mundo anos depois de o homem pisar na Lua.


Educação de Bolsonaro reprovada
Pesquisa aponta que 58% dos entrevistados reprovam e 15% aprovam a atuação do governo federal na área de educação. Para 60%, a qualidade da educação no país é ruim ou péssima e 10% a consideram regular ou boa. O levantamento ouviu 1.720 pessoas, tem abrangência nacional e foi feito em junho pela organização Todos pela Educação e pelo grupo Ideia Big Data.

Ford demite no novo Brasil
A Ford vai demitir cerca de 750 trabalhadores até o fim deste mês em sua fábrica de São Bernardo do Campo, de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Em fevereiro passado, a montadora anunciou o fechamento da unidade paulista e sua saída do mercado de caminhões da América do Sul. Cerca de 3 mil pessoas de diversos setores trabalham na fábrica. A montadora foi questionada sobre as declarações do sindicato e disse que não vai se pronunciar.

Os Caras de Pau
O presidente Jair Bolsonaro rebateu na noite desta quinta-feira (18) as críticas de eleitores à indicação de seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), para o cargo de embaixador nos Estados Unidos. Em transmissão ao vivo nas redes sociais, ele disse que pretende beneficiar seu filho, que não pode fazer nada se as pessoas deixarem de votar nele pela indicação. "Lógico que é filho meu. Pretendo beneficiar um filho meu, sim. Pretendo, está certo. Se puder dar um filé mignon ao meu filho, eu dou. É o Cara...De Pau!

Horário de Verão

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) deu a entender, durante seu pronunciamento nas redes sociais, nesta quinta-feira (18), que pode rever o decreto que suspende o horário de verão. Antes de anunciar a inauguração de uma usina fotovoltaica flutuante em cima das águas do lago de Sobradinho (PE), ele sinalizou a possibilidade de voltar com a medida. No final de abril, Bolsonaro assinou o decreto que acabava com a medida adotada em alguns estados do país.

Caso Beatriz
Na tarde desta quinta-feira (18), a Polícia Civil cumpriu mandado de busca na casa de Allinson Henrique de Carvalho Cunha, em Petrolina, no Sertão Pernambucano. Ele é suspeito de apagar imagens das câmeras de monitoramento da escola em que Beatriz Angélica Mota, de sete anos, foi assassinada a facadas em dezembro de 2015. Os pais de Beatriz, Lucinha Mota, Sandro Romilton, além de amigos do casal, saíram do Fórum de Petrolina e foram até próximo à casa de Allinson. A informação recebida por eles era que o suspeito estava escondido em casa.

Santa Mal
O Santa Cruz entrou em situação crítica na Série C. Na noite desta quinta (18), o Tricolor sofreu nova derrota, desta vez para o Sampaio Corrêa/MA, em São Luís, por 1x0, completando quatro duelos sem vencer. Nas últimas quatro partidas, a equipe só fez um ponto. Hoje, o Tricolor é só o sétimo colocado do Grupo A do torneio, com 17 pontos. A diferença para o Imperatriz, quarto lugar, é de apenas um ponto. Só que a Cobra Coral está com um jogo a mais do que quase todos os seus concorrentes. Já o time maranhense assumiu, provisoriamente, a liderança da chave, com 24 pontos.



Hoje é sexta-feira, dia 19 de julho, é:

* Dia Nacional da Caridade

* Dia Nacional da do Compromisso com a Criança, o Adolescente e a Educação

* Dia de colocar as pernas pra cima, afinal, ninguém é de ferro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário