terça-feira, 30 de julho de 2019

A Coluna: Buíque consolida evento com a marca do seu clima e seu povo

Buíque contabiliza estes dias os frutos da quinta edição do Festival de Queijos, Vinhos e Sabores, denominado de Buíque Frio. 
Evento que surgiu a partir da iniciativa de poucos amigos e foi encampado pela Associação Comercial do município em 2015, quando foram para a Praça Major França e despertaram a curiosidade de alguns buiquenses, o Buíque Frio ultrapassou seus limites e ganhou nova dimensão em 2019. Por dois anos, o que poderia malograr por falta de apoio público e privado, acabou se revelando no que pode se transformar numa marca do município em termos de evento que fomenta a economia, produz cultura e lazer para a população, visitantes e turistas. Somente após a parceria com a prefeitura, em 2017, já no atual governo do prefeito Arquimedes Valença, o festival foi ficando encorpado, mais atrativo e chegou a 2019 com a cara de quem veio pra ficar e crescer. Já este ano, pela primeira vez, o Sebrae chegou com uma estrutura de estandes, concurso de queijo artesanal e todo o trabalho de certificação dos queijeiros, ampliando a qualidade dos produtos e sua capacidade de negócios. Assim como Arcoverde se firmou com seu São João, Garanhuns com seu Festival de Inverno, Triunfo com a Festa dos Estudantes, que movimentam toda a economia desses municípios, Buíque tem em mãos um produto econômico e turístico que tem tudo para deslanchar e transformar a cidade em parada obrigatória durante o que já foi chamado de Circuito do Frio de Pernambuco. Negócios, lazer e empreendedorismo reunidos em um só evento. Com certeza o prefeito e a Associação Comercial acertaram em cheio e emplacaram no calendário estadual de eventos o Buíque Frio, um produto made in buiquense que agora caminha para dar um salto, em 2020, com uma estrutura e divulgação ainda maior e melhor. Um evento que eleva a autoestima da população de Buíque e que, em pouco tempo, vai poder bater no peito e dizer que sim, “nós temos o melhor festival de inverno do Sertão do Moxotó e Ipanema”. 
Nome novo 
O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares, hoje no PSDB, foi convidado pelo deputado federal e presidente regional do MDB, Raul Henry para ingressar na legenda para disputar a prefeitura nas eleições do próximo ano. O MDB já disse que terá candidato à prefeitura do Recife em 2020 e também a governador em 2022. Assim, articula o ingresso de nomes que possam engrossar o número de prefeitos em Pernambuco. As movimentações têm o aval do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), que fez as pazes com Henry e Jarbas durante a convenção da legenda este mês.

Dinheiro de sobra!
Pode faltar dinheiro para fazer oficinas e promover a cultura e os grupos artísticos de Arcoverde, mas não vai faltar para fazer placas, crachás, etc. A Secretaria de Cultura está realizando processo licitatório para a confecção de material de comunicação visual, incluindo confecção de placas e crachás e para isso estipulou gastar R$ 119.215,60 (Cento e dezenove mil, duzentos e quinze reais e sessenta centavos). A licitação ocorreu no último dia 25, mas ainda não se divulgou o extrato do contrato da empresa vencedora e que tanta placa vai fazer.

Aluna nota 10 
Arcoverde vai estar presente na semifinal da etapa Regional do Concurso Ler Bem da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa) acontece, na nesta terça-feira, 30 de julho, às 13 horas, no Auditório Muirá-Ubi do Hotel Olho D’Água dos Bredos, reunindo representantes de 20 cidades da microrregião. O município será representado pela aluna Stefanny Maria dos Santos Silva, de 10 anos, do 4° Ano Fundamental da Escola Euclides da Cunha, que recentemente ficou em 1º lugar na etapa final municipal, ocorrida no mês passado na AESA.

Merenda garantida 
A partir de hoje (30), mais de 6 mil alunos da rede municipal de Itaíba retornam às aulas com uma boa notícia. Na sexta-feira (26), a prefeita Regina Cunha (PTB) recebeu dos agricultores e agricultoras do município, através de cooperativa ligada ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais os alimentos produzidos por eles e que vão integrar a merenda escolar. Na lista tem batata doce, coentro, pimentão, cebola, cenoura, polpa de frutas, queijos, iogurtes, ovos e mel, entre outros. Comida saudável e valorização da produção da agricultura familiar.

Obra milionária 
E a Prefeitura da Pedra escolheu a empresa de engenharia que será responsável pela construção de Sistema de Abastecimento de água de Poço do Boi e Poço das Ovelhas, zona rural do município. Segundo avaliação do Departamento de Engenharia da Pedra, a empresa que teve a proposta classificada foi a C P M Construtora LTD EPP, que é de Jupi, Agreste de Pernambuco, e vai gerir uma obra da ordem de R$ 2.010.384,26 (dois milhões, dez mil, trezentos e oitenta e quarto reais e vinte e seis centavos).

Olha os tijolinhos! 
A vereadora oposicionista Zirleide Monteiro (PTB) postou em sua rede social uma pergunta sobre a obra de reforma da Praça da Bandeira e questionou as prioridades da prefeita que tem a construção de uma creche e uma escola, no Jardim Petrópolis e Cidade Jardim, que se arrastam a mais de três anos. Mas o que motivou os internautas a interagirem com a postagem da vereadora e criticar a prefeita por se dedicar apenas a praças foi a pergunta se “alguém sabe dizer o que vão colocar no lugar das calçadas? Um tijolinho, Eita! Um doce pra quem acertar”. E aí? Será de tijolinho, em tijolinho?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário