terça-feira, 11 de junho de 2019

Na coluna, os debates na Câmara de Arcoverde e a vereadora que diz que renuncia, será?

            A cena do início da semana foi aberta já na primeira noite, quando para agradar a prefeita aonde desfruta de benesses governistas, a vereadora Luiza Margarida (DEM) disse que renunciaria ao cargo se assim fosse preciso para colocar alguém na casa para rebater as críticas da vereadora Zirleide Monteiro (PTB). O anuncio até deixou alegre o suplente de vereador Luciano Pacheco (PSD), 1º suplente da coligação da vereadora, eleita por 1.446 eleitores. Mas só isso! Respirando o ar do mandonismo oficial, a parlamentar criticou a vereadora Zirleide por criticar a gestão. Só aceita se for elogios (sic). Em outro momento, o vereador da bancada do governo João Taxista chegou a criticar a vereadora Luiza porque criticava a vereadora Zirleide, porque essa criticava o governo e disse que o parlamentar tava mais para oposição do que pra governo. João não gostou! Sobre a renúncia do mandato, a vereadora Luiza disse que fazia com ele o que quisesse, pois o mandato era dela e de mais ninguém. Terminou sendo calada pelo colega de bancada, João Taxista, que lembrou a vereadora governista que o mandato não é dela, é do povo, dos 1.446 eleitores que votaram e confiaram na vereadora. Sobre a renúncia? Puro fogo de palha para posar diante das câmeras cinematográficas da Casa James Pacheco e da prefeita, que manda toda noite um comissionado filmar às custas do erário público. Dizem no ditado popular que toda segunda jogam Daniel na cova dos leões. A vereadora e presidente da Casa, Célia Galindo (PSB), também da bancada do governo, disse que só aguarda a vereadora formalizar a renúncia para chamar o suplente. E aí? Renuncia ou não renuncia?
Oportunidades - A semana começa com 07 vagas de empregos sendo oferecidas na Agência do Trabalho de Arcoverde. Uma (01) de assistente de contadoria fiscal, 01 de técnico de rede de telecomunicações e 05 vagas para cobrador externo. Todas exigem pelo menos 06 meses de experiência e do ensino fundamental ao superior. Quem quiser uma das vagas procurar a agência no Centro de Arcoverde, na Av. Cel. Antonio Japiassu, das 08h às 13h.

Olha a foto - Cobrando posição favorável do governo em defesa da efetivação dos agentes de endemias a vereadora Zirleide Monteiro foi aparteada pela vereadora Luiza Margarida ((ói ela! ) disse que eles não foram efetivados porque o ex-prefeito Zeca não quis. A vereadora era governista de carteirinha, integrava a bancada ao lado de Everaldo Lira, Niltão, Joel Filho, Dr. Iran, Luciano Pacheco e Geraldo Vaz. Com sete vereadores ao lado não conseguiu apresentar um projeto para efetivar os agentes. Mas tirou foto para pedir voto pra Madalena.

Mais educação - O prefeito de Buíque, Arquimedes Valença (MDB) partcipa hoje ao lado da secretária de Educação do município, Marilan Belisário, do lançamento do Programa Criança Alfabetizada que será feito pelo governador Paulo Câmara (PSB) no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Olinda. O objetivo do programa é alfabetizar mais de 330 mil crianças até os 07 anos de idade em todo o Estado.

Mais água - Uma boa notícia para os 65 mil moradores de Afogados da Ingazeira e Tabira, no sertão do Pajéu. A Compesa vai reforçar o abastecimento de água das duas cidades. A primeira ação começa nesta hoje (11), em Tabira, e ainda neste mês, serão iniciadas obras de melhorias da Estação de Tratamento de Água de Brotas, que atende a cidade de Afogados da Ingazeira. A previsão é finalizar as duas obras no prazo de 90 dias.

Falta Transparência - O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Arcoverde teria entrado com uma queixa junto ao Ministério Público de Pernambuco contra o Fundo de Previdência Municipal de Arcoverde, o Funpremarc. O motivo? Falta de transparência. O Sintema teria pedido informações sobre a situação financeira e fiscal do Fundo, mas passou-se o prazo dado pela lei de Acesso à Informação e a presidência do órgão não teria informado aos sindicalistas a real situação do Funpremarc. 

Cata geral - Pelo menos três veículos que serviam a pessoas do governo do prefeito da Pedra teriam sido 'capturados' por financeiras em busca de receber os valores dos carros comprados e não pagos. Todos teriam ido parar no Fórum local, só podendo serem liberados após a quitação. Dias atrás a justiça determinou busca e apreensão contra o ônibus que prestava serviços para o Transporte Fora de Domicílio, o TFD. No andar da carruagem vai ficar faltando só o povo fazer busca e apreensão do mandato do prefeito em outubro de 2020. 


Itaíba Alfabetizada - O Secretário de Educação de Itaíba, Junior Brandão, representa a prefeita Regina Cunha (PTB) daqui a pouco do lançamento do Programa Criança Alfabetizada. Será no Teatro Guararapes e contará com a presença de mais de 100 prefeitos de todo o Estado. Diz o release do Governo do Estado que será o maior programa de alfabetização já realizado na história de Pernambuco.

Megafone em aberto - Se depender da vereadora Zirleide Monteiro (PTB), a vereadora Luiza Margarida terá duas opções nas sessões da Casa James Pacheco: ou renuncia ou coloca um tampão nos ouvidos para não ter que ouvir as bombas que vem por aí sobre o governo municipal. Segundo a parlamentar trabalhista, as denúncias estão sendo apuradas e finalizadas e, seguramente, vão chegar aos ouvidos da vereadora que diz que é proibido criticar. 

Tudo parado - Faltando apenas 10 dias para a abertura do São João 2019, Arcoverde ainda não viu as estruturas metálicas de palco e camarotes que são montadas na Praça da Bandeira e polos como o Cruzeiro e Cecora. Sabe porquê? Sabe porquê? Porque a prefeitura de Arcoverde não conseguiu finalizar o processo de licitação 017/2019 que previa a privatização dos polos do São João. Dentro deles estão os palcos e camarotes que só podem chegar à praça após a licitação finalizada e com vencedor homologado. Viva São João!

Nenhum comentário:

Postar um comentário