sexta-feira, 28 de junho de 2019

Buíque recebe Caravana da Educação com as presenças do prefeito Arquimedes e o Secretário Fred Amâncio

Fotos: San Silva
             Buíque, no Agreste pernambucano, recebeu, nesta sexta-feira (28), a décima edição Caravana da Educação. O evento foi aberto pelo prefeito Arquimedes Valença (MDB) e o Secretário Estadual de Educação Fred Amâncio. Presentes também a Secretária Municipal de Educação, Marilan Belisário; e a Gerente da GRE Sertão do Moxotó/Ipanema, Maria Ângela Andrade. A ação, promovida pela Secretaria de Educação e Esportes do Estado, envolveu cerca de 600 estudantes das escolas jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão Moxotó – Ipanema. 

A Escola Técnica Estadual (ETE) Jornalista Cyl Gallindo sediou os polos Cultural e Esportivo. Paralelamente, no auditório da unidade, a comitiva da pasta comandou reunião de Pactuação de Metas, uma das atividades mais importantes do calendário anual da educação.
Marcado por cores, o polo Cultural contou com uma programação intensa de coreografias e apresentações culturais. No palco do espaço, os estudantes mostraram a cultural regional através da quadrilha e do xaxado. A Xaxadrilha, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) José Emílio de Melo, de Tupanatinga, mostrou a riqueza da dança genuinamente pernambucana. De Arcoverde, a EREM Senador Vitorino Ferreira trouxe a Quadrilha Pisa na Fulô.

No polo Esportivo, na quadra da unidade, os estudantes participaram de atividades como  futsal, judô, jiu-jitsu, dominó e jogos de dama e xadrez. Na área do judô, os estudantes puderam conhecer mais um pouco do esporte com o judoca Kayo Fabrício. Natural de Arcoverde, o atleta, que é beneficiado do Programa Bolsa Atleta, do Governo do Estado de Pernambuco, ocupa a primeira posição no ranking brasileiro e carrega o título de campeão dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs) e dos Jogos da Juventude, ambos em 2018.
Em outra área da escola, os estudantes participaram de competições de jogos de tabuleiro. O polo também recebeu a ex-nadadora e primeira pernambucana a participar de uma Olimpíada, Adriana Salazar, que junto com o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio e o secretário executivo Diego Perez, entregaram o kit esportivo a unidade de ensino. 

“A caravana é um momento muito especial para a educação, um momento onde pactuamos as nossas metas e onde realizamos uma troca de energia muito boa com os polos cultural e esportivo. É um trabalho realizado de forma integral. Reunir todos os momentos em um único é marcante para as nossas escolas”, declarou Maria Ângela Andrade, gestora da GRE. Para o prefeito Arquimedes Valença, “foi uma grande oportunidade de nossos estudantes trocarem experiências e viverem o verdadeiro sentido da Educação que é libertar as pessoas através do conhecimento”.

Também estiveram presentes a Caravana da Educação os secretários municipais Roberto Modesto (Governo), Matheus Albuquerque (Juventude), Graça Lopes (Administração); os vereadores Daidson Amorim, Felinho da Serrinha, Euclides do Catimbau e Elson.

A iniciativa, que em 2018 mobilizou mais de 20 mil estudantes, já passou neste ano pelas cidades de Recife, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho, Bezerros, Nazaré da Mata, Belo Jardim, Capoeiras, e Vertente do Lério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário