quinta-feira, 30 de maio de 2019

Silvino lança pré-candidatura a prefeito de Garanhuns


        Com um texto assinado pelo próprio Silvino Duarte, o ex-prefeito se lança pré-candidato em Garanhuns, município que já governou por duas vezes, entre 1996 e 2004. Administrativamente foi bem avaliado, e politicamente é lembrado por seus rompimentos traumáticos com o ex-governador Miguel Arraes e o ex-prefeito Bartolomeu Quidute.

No texto enviado, Silvino traz realizações de sua gestão, a exemplo da Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos e o Pórtico na Rodovia BR-423. Afirma que tem sido bem recebido, o que confirma sua movimentação nos últimos meses. O ex-prefeito entra no vácuo da dificuldade de crescimento de Haroldo Vicente, atual vice, escolhido por Izaías como o candidato do seu grupo. Esta dificuldade, mesmo na rua há mais de um ano como pré-candidato, corrobora também o resultado pífio que o prefeito deu a seus candidatos na eleição do ano passado, segundo revela o blogueiro Ronaldo César. 

Recentemente o ex-prefeito reuniu sete vereadores da base de Izaías em um almoço. Haroldo poderia repetir a vice, já que na primeira gestão a cadeira foi ocupada por Rosa Quidute. O distanciamento da família Quidute com Izaías se deu quando Rosa começou a se destacar na gestão e depois quando se lançou pré-candidata a deputada sem a autorização do prefeito. A vice acabou por deixar a gestão na eleição seguinte, e depois a política.

Silvino não seria o candidato para Izaías, que teria receio dos rompimentos do ex-prefeito, como aconteceu com Bartolomeu. Mas Silvino teria a preferência do ex-senador Armando Monteiro, com quem sempre tratou diretamente. Armando já visitou Silvino em sua casa, e vice-versa. A ordem seria Izaías e Silvino conversarem, e isto vem acontecendo.

A renúncia da candidatura de Silvino em 2012, quando anunciou apoio a Izaías para derrotar Zé da Luz conta a favor do ex-prefeito dentro do grupo da situação, pois decidiu aquela eleição, por outro lado, deixa desconfiadas pessoas que estavam com ele na época, que foram pegos de surpresa e nunca entenderam direito aquela decisão.

Ao deixar a prefeitura, ainda com Jarbas e Mendoncinha, Silvino foi diretor financeiro do LAFEPE. O texto afirma sua relação atual com a gestão e políticos, e ainda uma menção especial: "Sua inesquecível esposa e companheira de longas datas, ex-deputada estadual Aurora Cristina (falecida em outubro de 2015)".

Ainda no texto, Silvino afirma que "o prefeito Izaías Régis é o grande líder deste processo sucessório, cabendo a ele costurar as articulações necessárias para conduzir um nome de consenso junto ao grupo do atual Gestor."

Silvino tem se dedicado ao atendimento médico junto à população, como dermatologista na Unidade de Pronto Atendimento em Especialidades – UPAE, em Unidades Básicas de Saúde do Município (UBS), em comunidades e em seu consultório particular.

Curiosamente, Silvino pode ter que enfrentar Sivaldo Albino (PSB), seu mais fiel aliado, mas que nunca recebeu o mesmo apoio que lhe dedicou por muito tempo. Sivaldo vem numa crescente, vereador, presidente da Câmara, deputado, vice-líder da bancada governista e agora líder do PSB, partido pelo qual Silvino se elegeu prefeito pela primeira vez, e ainda filiado, trocou Arraes por Jarbas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário