sexta-feira, 5 de abril de 2019

Ibimirim: Chuvas mudaram cenário do Rio Moxotó esta semana

Ponte sobre o rio Moxotó
            As recentes chuvas caídas no Sertão pernambucano trouxeram de volta uma paisagem há muitos anos vista na cidade de Ibimirim. O conhecido Rio Moxotó, que por anos esteve completamente seco devido a forte estiagem que atingiu todo o Nordeste, deu um espetáculo na última quarta-feira (03).

As chuvas de 72.0 milímetros e de 10.2 mm registradas no município nos últimos dias 03 e 04 fizeram com que o Rio Moxotó recebesse água em grande quantidade, provocando cheia nas margens que cortam a área central da cidade. Por cima da ponte que liga o centro de Ibimirim ao bairro da Boa Vista, centenas de moradores puderam conferir de perto a passagem das águas pelo velho Moxotó.

Apesar das chuvas, um dos maiores reservatórios do interior pernambucano, o açude de Poço da Cruz, ainda vem pegando pouca água e estaria hoje com pouco mais de 10,5% de sua capacidade total que é de 504 milhões de metros cúbicos, segundo medição feita pela APAC (Agência de Águas de Pernambuco) no último dia 03. Pelos dados, que foram coletados antes das chuvas sobre o Rio Moxotó, o açude Engenheiro Francisco Sabóia estaria com 52,18 milhões de metros cúbicos de água, o que é considerado estado de colapso.

Este ano já choveu em todo o município de Ibimirim 401.9 milímetros, segundo dados do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), o que representa mais de 90% do que foi registrado durante todo o ano passado no município. No mês já são 82.2 milímetros de precipitações registradas, o que representa mais de 40% do que choveu durante todo o mesmo mês no ano passado (173.2). Durante todo o ano de 2018 foram registrados 452.7 mm de chuvas em Ibimirim. Abaixo um vídeo do Rio Moxotó feito por internautas (Suene Leite)

Nenhum comentário:

Postar um comentário