sexta-feira, 5 de abril de 2019

Ibimirim: Chuvas mudaram cenário do Rio Moxotó esta semana

Ponte sobre o rio Moxotó
            As recentes chuvas caídas no Sertão pernambucano trouxeram de volta uma paisagem há muitos anos vista na cidade de Ibimirim. O conhecido Rio Moxotó, que por anos esteve completamente seco devido a forte estiagem que atingiu todo o Nordeste, deu um espetáculo na última quarta-feira (03).

As chuvas de 72.0 milímetros e de 10.2 mm registradas no município nos últimos dias 03 e 04 fizeram com que o Rio Moxotó recebesse água em grande quantidade, provocando cheia nas margens que cortam a área central da cidade. Por cima da ponte que liga o centro de Ibimirim ao bairro da Boa Vista, centenas de moradores puderam conferir de perto a passagem das águas pelo velho Moxotó.

Apesar das chuvas, um dos maiores reservatórios do interior pernambucano, o açude de Poço da Cruz, ainda vem pegando pouca água e estaria hoje com pouco mais de 10,5% de sua capacidade total que é de 504 milhões de metros cúbicos, segundo medição feita pela APAC (Agência de Águas de Pernambuco) no último dia 03. Pelos dados, que foram coletados antes das chuvas sobre o Rio Moxotó, o açude Engenheiro Francisco Sabóia estaria com 52,18 milhões de metros cúbicos de água, o que é considerado estado de colapso.

Este ano já choveu em todo o município de Ibimirim 401.9 milímetros, segundo dados do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), o que representa mais de 90% do que foi registrado durante todo o ano passado no município. No mês já são 82.2 milímetros de precipitações registradas, o que representa mais de 40% do que choveu durante todo o mesmo mês no ano passado (173.2). Durante todo o ano de 2018 foram registrados 452.7 mm de chuvas em Ibimirim. Abaixo um vídeo do Rio Moxotó feito por internautas (Suene Leite)

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search