sábado, 6 de abril de 2019

Arcoverde e região: As eleições de 2020 já começam a ter nomes nas cidades


            Passada a Semana Santa que se avizinha, muitas cidades da região de Arcoverde vão começar a tirar o peixe e o vinho da mesa para em seu lugar colocar a urna e o voto que vão decidir o futuro das cidades em 2020 quando mais de 5.500 municípios brasileiros vão eleger seus novos prefeitos ou prefeitas e seus vereadores e vereadoras.

Na região de Arcoverde várias cidades já começaram a dar os primeiros passos antes mesmo da disputa entrar no prato principal da mesa dos eleitores. Pedra, Buíque, Venturosa, Ibimirim, Sertânia, Custódia, Tupanatinga, Itaíba, Alagoinha, serão cidades que a Folha vai acompanhar de perto a dança dos nomes que sonham com a cadeira do Executivo municipal, sem esquecer, claro, a cidade de Arcoverde, aonde vários nomes já circulam na bocas de políticas da cidade, particularmente no Senadinho e nas rodas de conversas.

Na próxima semana, a rodada de análises começa com a cidade de Buíque, aonde novos nomes podem surgir no cenário eleitoral colocando em risco a frente política montada pelo prefeito Arquimedes Valença (MDB) em 2016. Os nomes que se ventilam, sua força política, aliados e expectativas em relação a eleição do próximo ano. O diferencial das eleições de 2020 será, sem dúvida, as redes sociais e as famigeradas fake news que prometem dominar as disputas eleitorais sob as mais diversas formas. 

 Ambulância de Zeca

Três meses após deixar o mandato de deputado federal, o ex-prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (PTB), foi lembrado na quinta-feira passada pelo prefeito de Aliança, Xisto Freitas, ao fazer a entrega de uma ambulância adquirida com recursos de emenda do então deputado. A ambulância foi pedido dos vereadores André Gonzaga, Uitanaan Gomes, Edilene Rodrigues e Beto de Didi, todos oposição ao prefeito. André, além da ambulância conseguiu também um gabinete odontológico para o distrito de Chã do Esconso, mas esse ainda não saiu.

Em busca de obras
Ao lado do seu vice-prefeito, Valdo do Pipa, a prefeita de Itaíba, Regina Cunha (PTB) embarca segunda-feira (08) rumo à Capital Federal, Brasília – DF, para participar da XXII Marcha Nacional dos Prefeitos. Na abertura as falas do presidente da CNM, Glademir Aroldi; Do Presidenteda República, Jair Bolsonaro (PSL), Davi Alcolumbre (Presidente do Senado Federal), Rodrigo Maia (Presidente da Câmara dos Deputados) e Dias Toffolli, Presidente do STF. Além da marcha, Regina vai também marchar nos gabinetes de deputados, senadores e ministros em busca de recursos e obras para Itaíba. Na volta, Regina prepara anúncio do Plano de Obras e Ações 2019/2020.
 

De Olho no Futuro
Na semana que terminou, o vereador Joaquim Neto, o Neto de Duca de Tupanatinga, presidente da Câmara Municipal, reuniu-se com o Secretário de Turismo do estado, Rodrigo Novaes. Ao lado do também vereador Dé do Povão e da ativista ambiental Dra. Silvania Cabral, levou várias demandas do município e aproveitou para definir algumas ações que pretende implementar em Tupanatinga. Cabo eleitoral de Rodrigo Novaes, eleito deputado estadual em 2018, Neto está agendando com o secretário uma visita a cidade que sonha e já trabalha para disputar a cadeira de prefeito.

Teste de faca
Previsto pra ser inaugurado no próximo dia 16 de abril, o novo matadouro público de Buíque passou pelo seu último teste. Cerca de 24 profissionais buiquenses, que foram capacitados pelo SENAI, realizaram na terça-feira (02), o abate de 05 bovinos. O objetivo, além de comprovar a aptidão dos profissionais para a tarefa, foi também testar a qualidade dos equipamentos usados no abate dos animais. O prefeito Arquimedes Valença (MDB) espera contar com a presença do governador Paulo Câmara (PSB) na inauguração já que na campanha do ano passado esteve visitando a obra.

Cadê a energia?
Adicionar legenda
Um dos temas levantados pela vereadora Zirleide Monteiro (PTB) na sessão ordinária da Casa James Pacheco, na segunda-feira (01), foi a questão da falta de energia elétrica em Arcoverde toda vez que ameaça chover. A parlamentar trabalhista cobrou uma posição oficial da Celpe sobre o problema e, principalmente, uma solução. Sugeriu um convite ao gerente da companhia em Arcoverde ou Garanhuns para explicar os motivos e as medidas que estão sendo tomadas para por fim a escuridão ao cair dos primeiros pingos de chuva.

Esqueceram de dizer!
Mal formulada pela assessoria oficial, a notícia de que a Justiça Federal teria bloqueado os bens de servidores acusados de desvio de recursos da prefeitura de Arcoverde, entre 2008 e 2011, esqueceu de dizer que entre os réus existem dois (02) integrantes que atuam no governo da prefeita Madalena Britto (PSB). Um engenheiro e uma advogada que atuam nas mesmas áreas em que foram encontradas as irregularidades que desencadearam o bloqueio dos bens de seis (06) réus (03 empresários, 02 engenheiros e 01 advogada) até o montante de mais de R$ 809 mil. O ex-prefeito Zeca Cavalcanti, que na época comandava a prefeitura, não é citado nenhuma vez nos referidos casos e não foi denunciado.

Cadê os parentes daqui?
Vem aí a lista de diretores, secretários e dirigentes de órgãos da prefeitura de Arcoverde que emplacaram parentes na administração pública municipal. Esta semana, o Ministério Público aplicou multa a secretários e ex-secretários que tinham parentes no governo de Garanhuns, apesar de todos terem sido demitidos ainda em meados de 2017. Em Arcoverde, a lista que vem sendo elaborada já ultrapassou uma folha e a expectativa é que muitos nomes de uma mesma família estejam à sobra da viúva (prefeitura). Cada uma com seu feudo.

Serra das Varas
A semana terminou com a vereadora Zirleide Monteiro (PTB) mantendo encontro com o Superintendente do DNIT em Pernambuco, Cacildo de Medeiros, ao lado do deputado estadual Romero Filho (PTB). Em pauta o acesso à comunidade de Serra das Varas. Cobrou a instalação de uma lombada eletrônica e teve como sugestão e garantia de Cacildo um projeto para a construção de um acesso adequado e regulamentado para aquela localidade palco de inúmeros acidentes. O deputado Romero Filho ficou de se empenhar pra conseguir recursos federais para executar a obra.

Procura-se a Força Tarefa
Transversal a Rua Duarte Pacheco é o retrato do abandono pelo governo municipal. Sem pavimentação, prometida desde a campanha eleitoral de 2014 no bairro do São Miguel, a rua quase desaparece em meio a terra e mato que toma de conta de ponta a ponta. E aí o povo pergunta: Cadê a Força Tarefa que era pra ter passado por aqui? Cadê o dinheiro dos calçamentos prefeita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário