sábado, 16 de março de 2019

Prefeitura de São Lourenço da Mata recomenda evacuação de ruas por risco de vazamento de adutora


           A prefeitura de São Lourenço da Mata, no Grande Recife, recomendou nesta sexta-feira (15) que os moradores de duas ruas do município evacuem suas casas, construídas numa faixa de domínio da Adutora de Tapacurá, por no mínimo um ano. Segundo a recomendação, as residências do trecho entre a Rua da Estrada da Compesa e a Rua das Papoulas estão em local de potencial risco.

A recomendação foi emitida com base num processo de reintegração de posse, já que, segundo a prefeitura, as casas teriam sido erguidas irregularmente num terreno que pertence à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). O processo tramita na 2ª Vara Cível de São Lourenço da Mata.

Segundo o procurador-geral do município, Nicolas Araújo, a Compesa se comprometeu a implantar uma nova adutora no trecho de cinco quilômetros que apresentam risco à população e desativar a que se encontra embaixo das casas. A obra foi orçada em R$ 42 milhões.

Na nota emitida, a prefeitura afirma que "não há motivos para pânico", mas que sugere que os moradores "estejam sob alerta", por causa da possibilidade de vazamento da adutora. A prefeitura afirma, ainda, que no período de desocupação, "deixará sua equipe de prontidão para maiores esclarecimentos e auxílio dentro das possibilidades existentes".

Ainda segundo Nicolas Araújo, a prefeitura vai voltar a notificar os moradores do trecho citado, individualmente, sobre o risco de vazamento da tubulação.

A instalação da nova adutora, segundo a Compesa, encontra-se em processo licitatório e será custeada com recursos próprios. O prazo para execução do serviço, após a licitação, é de 12 meses.

A Compesa afirma, ainda, que na audiência ficou determinado o pagamento de auxílio-moradia de acordo com laudo social a ser realizado pelo município.



Nenhum comentário:

Postar um comentário