terça-feira, 26 de março de 2019

Operação contra fraude em licitação e corrupção afasta secretário de Camaragibe

Operação Harpalo, deflagrada nesta terça (26), cumpriu 11 mandados de busca e duas suspensões de atividades empresariais. 'Tudo gira em torno do prefeito', diz delegado.
O secretário de Infraestrutura de Camaragibe, Silvano Queiroz, foi afastado cautelarmente nesta terça-feira (26), durante a Operação Harpalo, que investiga a prática dos crimes de fraude em licitação, corrupção, peculato e lavagem de dinheiro. Um dos locais em que os policiais cumpriram mandados é a Prefeitura de Camaragibe, no Grande Recife. (Veja vídeo acima)

"Tudo gira em torno do prefeito [Demóstenes Meira, PTB] e da gestão dele. Apreendemos carros de luxo e diversos documentos. A investigação ganhou maior capilaridade hoje, com essas buscas", diz o delegado Jean Rockfeller.

Além de Camaragibe, foram cumpridos mandados em São Lourenço da Mata, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Gravatá e Natal. “Pessoas investigadas tinham residências em outras cidades, por isso, são endereços que interessam à operação”, disse Rockfeller.  O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) também emitiu medida protetiva para duas testemunhas. Segundo Rockfeller, o prefeito e o secretário não podem se aproximar das testemunhas. 

As investigações iniciaram em dezembro de 2018. As apreensões foram encaminhadas para a sede do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco), no bairro de Tejipió, na Zona Oeste do Recife. 90 policiais e dois auditores do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) fazem parte das diligências. 

Em nota, a Prefeitura de Camaragibe afirmou que "todos os processos de licitação têm sido realizados de forma transparente e legal". Além disso, a gestão apontou que vai aguardar as investigações para que "as medidas legais e necessárias sejam tomadas, a fim de que tudo seja esclarecido".

Nenhum comentário:

Postar um comentário