segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

A Coluna: Vereadores terão que votar rejeição das contas de 2013 de Madalena?


             E começa a semana pré-carnavalesca com a notícia de que, em breve, os vereadores de Arcoverde terão que votar, novamente, as contas de 2013 da prefeita socialista (sic) Madalena Britto? Ou não?. É que depois da segunda câmara do TCE aprovar com ressalvas, o plenário rejeitou as contas a pedido do Ministério Público de Contas. O curioso foram os dois votos favoráveis: João Campos, tio de Eduardo Campos; e Ranilson Ramos, ex-deputado do PSB, ambos conselheiros do TCE. Os vereadores de Arcoverde já tinham votado favoravelmente o parecer anterior do TCE recomendando a aprovação com ressalvas das contas de governo, agora foram rejeitadas as contas de gestão. O principal motivo da rejeição foi a falta de processos licitatórios em inúmeros casos, tanto que a Procuradora do Ministério Público de Contas, Dra. Germana Laurena, que condenou a prática promovida pela Prefeita de Arcoverde, afirmou que “Como se a tônica da gestão fosse não licitar”. 

Segundo informações dos tribunais, ainda vem aí o recurso das contas de 2014. Mas viva a folia! Faltam remédios nos postos de saúde, mas não falta folia no Baile Municipal com dinheiro público. E Zoroastro resolveu aparecer e pergunta: pra onde vai/foi o dinheiro da arrecadação do baile? Esse de 2019, o de 2018, 2017, 2016, 2015, 2014 e 2013? Quem souber, Zoró disse que vai pedir pra o acertador uma vaguinha no shopping, agora sem placa de exclusividade. Mas é segunda-feira, semana que começa como diz o Chico, mas termina logo, porque já começa o Carnaval...E o Brasil se desliga.


O adeus a Liberato
Centenas de pessoas acompanharam ontem o sepultamento do ex-vereador João Liberato. Político de raiz, foi um dos primeiros a defender e vestir a camisa da então vice-prefeita Madalena Britto (PSB) como pré-candidata a prefeita apoiada pelo então prefeito Zeca Cavalcanti. Primeiro até que a vereadora Luiza que posou pra foto com os enganados agentes de endemias. Mas voltando a Liberato, apesar de ser o número um do passado, sua partida passou despercebida pela página da prefeita e pela página da prefeitura nas redes sociais. Dizem que a culpa foi do passarinho que tava voando.

Mãos à obra em Itaíba
Ao mesmo tempo em que entrega fardas a 6 mil crianças, a prefeita de Itaíba, Regina Cunha (PTB) não para de trabalhar na zona rural do município. Máquinas e homens estão nos sítios e distritos promovendo a recuperação e melhorias de estradas. Em fevereiro, quem trafegou pelas estradas dos sítios Firmiano, Tapuio, Tenório, Cigano, Malhadinha e Alfredos pôde ver a continuidade do trabalho de recuperação realizado. Além das estradas, a prefeitura promoveu a aração de terras nas comunidades do Alto de Negras, Cacimba do José, Cachoeira Grande e Mamoeiro. É trabalho que não para, diz a prefeita.

Pra relaxar
A pernambucana Palloma Gueiros, 11 anos, avançou na Fase das Batalhas do programa da TV Globo The Voice Kids neste domingo (24). Integrante do time Cláudia Leitte, a recifense - que se apresentou ao lado das pequenas Cacá Rodrigues (RJ) e Mari Carvalho (PA) - foi a escolhida para seguir no programa após apresentação da clássica “Não Deixe o Samba Morrer”, composta por Edson Conceição e Aloísio Silva e imortalizada na voz da cantora Alcione. Já Ana Rízia, 10 anos, de Petrolina, foi eliminada.

Novo federal?
Foto divulgação internet
Depois de virar socialista, a prefeita de Arcoverde pode virar comunista e ter um deputado federal pra chamar de seu. Com a derrota de João Fernando Coutinho nas eleições do ano passado, a gestora da capital do Sertão desfilou no último sábado, no Baile Municipal, ao lado do deputado federal Renildo Calheiros, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Renildo pode ser o novo federa da prefeita como dizem os colunistas do senadinho. Por outro lado esqueceram o vice  na foto e quem surgiu foi a vereadora Luiza. Nos corredores do baile já dizem que ela vai ser a vice do vice. Pelo menos de rainha do Egito já estava. Quanto aos looks, sem comentários dos estilistas.

Prefeito na berlinda
A polêmica envolvendo o prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira (PTB), deve ganhar novo capítulo. Amanhã será lido na sessão plenária da Câmara Municipal, às 9h30, o pedido de impeachment do gestor da cidade. A iniciativa é dos vereadores de oposição. Para dar mais munição aos adversários do petebista, está circulando na prefeitura um manifesto de apoio para que os servidores e cargos comissionados assinem o documento isentando o prefeito de qualquer tipo de coação.

Legado do PSB
Pernambuco é um dos 14 estados do país que tiveram índice de desemprego superior à média nacional no terceiro trimestre de 2018, último balanço divulgado pelo IBGE. Em 21 estados, a taxa ficou estável. No Brasil, a taxa de desemprego chegou a 11,9%. Entre os pernambucanos, 16,7% estão desempregados, índice superior em quase cinco pontos percentuais ao nacional. 

Novo curso
O pedido de informação da vereadora Zirleide Monteiro (PTB) feito a Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA sobre a distribuição de bolsas de estudo com contratados e até parentes de comissionados, contrariando a lei municipal que dá esse direito a apenas os parentes de servidores efetivos da autarquia, pode originar um novo curso na instituição. Dizem que o mais comentado e cotado após a entrega do pedido de informação é o curso de maquiagem. Não sabe-se porquê. Alguém explica aí, pô!


Deputado no hospital
O Deputado Federal Gonzaga Patriota está no Hospital Albert Einstein, São Paulo, para mais cuidados em relação ao quadro de dengue identificado no último dia 20. Segundo Gonzaga nas redes sociais, foi necessária a solicitação de uma UTI Aérea para levá-lo à unidade diante do quadro que inspira mais cuidados. Além de dengue, o parlamentar teria sido identificado com um quadro de zika vírus. Mas está consciente e conversando com alguns familiares pelas redes sociais.

Carnaval do bode
Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, uma das melhores orquestras de frevo do Brasil, estão confirmados no Carnaval de Sertânia, que acontece entre os dias 2 e 5 de março. Já o homenageado deste ano será um dos principais foliões do município, Rômulo Cordeiro (Lóia). A folia já tem confirmado algumas atrações locais e regionais, como: César Amaral, Turma da Bregadeira, Roginho, Super Oara, Nanara Bello e Santa Dose, Silvana Salazar e Orquestra Marajoara. Os shows acontecerão à noite na praça de eventos Olavo Siqueira e durante o dia mais de 40 blocos desfilam pela cidade.

Carnaval dos Bois
Assim como Sertânia e Buíque, a Prefeitura de Arcoverde anunciou a programação do Carnaval 2019....Para! Para! Faltando apenas cinco dias para começar a folia ainda não saiu nada. Fake news...O único anúncio é o bloco dos 15, valor da camisa que todos comissionados e contratados da Educação teriam que pagar para participar do bloco que sai dia 1º. Lógico que Zoroastro não acredita nisso, claro. Onde já se viu querer que contratado compre camisa e desfile em bloco contra a vontade? Ele prefere acreditar na programação do Carnaval que ainda não existe (sic).

Mamãe eu Quero
Uma das últimas prévias a acontecer na semana pré-carnavalesca de Arcoverde vai acontecer no próximo dia 28, quinta-feira, a partir das 18 horas. É o Bloco Mamãe Eu Quero que pelo segundo ano toma de conta das ruas da cidade. Puxado por um super paredão ao som de muito frevo e axé, o bloco ainda contará com grupos culturais e troças de bois da cidade. O Mamãe Eu Quero sai da subida do São Geraldo, no antigo Caldinho, puxado pelo Super Paredão da Folia e encerra na Praça da Bandeira. Segundo a comissão organizadora, o tema é livre e o folião pode ir fantasiado à gosto. O homenageado será um dos bois ícones da Folia da Terra do Samba de Coco: o boi Arcoverde.


Bola fora
A Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde – ACA realiza, nesta segunda-feira, dia 25 de fevereiro, a Caravana Missão Técnica do Núcleo de Beleza, direcionada para profissionais do ramo de estética e o público em geral que tiver interesse. Porém uma nota da assessoria de comunicação da prefeitura de Arcoverde, que diz que apóia o evento, ninguém sabe como, descreve que a Caravana vai percorrer empresas dedicadas exclusivamente ao segmento da beleza, mas não diz aonde será. Só diz que visitará a Barbearia Sr. Braga, a Rafaela Studio Hair e o Salão Rosa Bonita (?). Cortaram a cidade a ser visitada no cartaz original e no texto: Caruaru. É a revolução da comunicação!  Com uma assessoria suplementar dessas a ACA não precisa mais de nada. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário