quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Panorama: Em Itaíba, Regina consolida força com nova Mesa Diretora da Câmara




Em mais um prenúncio do novo embate entre os Martins e a Prefeita Regina Cunha (PTB) em Itaíba, o vereador José Rodrigues Pereira, popularmente conhecido como Jorge do Cachorro Quente (PTB), assumiu com apoio da prefeita e de seu vice Valdo do Pipa (PTB), a presidência da Câmara de Vereadores do município neste início de 2019. Comanda a casa legislativa até dia 31 de dezembro de 2020. Com ele assumiram como vice-presidente eleito o vereador Manoel Luis da Silva (Manoel de Louro), do PHS; Eraldo Alves Pequeno (PSD) como 1º Secretário e Alexandro Severiano dos Santos (Dindo de Zé Sérgio) do MDB na 2ª Secretaria. 

A vitória de Jorge fortaleceu ainda mais o governo da prefeita Regina e de Valdo do Pipa e representou mais uma derrota, a segunda a nível municipal, do grupo comandado pelo ex-deputado e ex-prefeito Claudiano Martins, pai do deputado estadual Claudiano Martins Filho, que mora em Garanhuns. Na cidade, os comentários são de quê se já era difícil derrotar Regina e Valdo nas eleições de 2020, agora ficou ainda mais complicado. Sem um presidente para prejudicar o governo, a prefeita agora tem pela frente dois anos para destravar mais de R$ 7 milhões de reais em emendas e obras que deverão sedimentar sua reeleição daqui a dois anos. Na articulação que ajudou a aplicar mais uma derrota aos Martins o secretário de Finanças, Wherbson Alves. 

Apesar do assunto ser a pauta do momento em Itaíba, a prefeita Regina diz que a hora é de “união, juntar esforços e forças, racionalizar custos, melhorar a eficiência da máquina pública e ampliar a melhoria dos serviços para a população. A hora é de trabalho, trabalho e trabalho, política somente no tempo da política. Junto com o poder legislativo e os demais poderes, vamos trabalhar ainda mais para construir a Itaíba do futuro. A ordem é mãos à obra”.

PUBLICIDADE
**********
Arcoverde I - A Mesa

A vereadora recordista em eleições na Capital do Sertão, Célia Almeida Galindo (PSB), assumiu pela terceira vez a presidência da Casa James Pacheco, tendo como companhia o vereador Everaldo Lira (MDB), vice-presidente; João Taxista (PRP), 2° vice- presidente; Weverton Siqueira - Siqueirinha (PSB), 1° Secretário; e Zirleide Monteiro (PTB), 2° Secretária. Além dos familiares, a vereadora ainda foi empossada com as presenças de: secretários, da prefeita Madalena Britto (PSB) e de seus familiares.
Arcoverde II - A Presidente
Num discurso emotivo, prestando contas dos dois anos em que esteve à frente da Casa James Pacheco entre 2017 e 2018, a vereadora Célia Galindo (PSB) destacou a importância do poder legislativo ao aprovar leis que são executadas pelo Poder Executivo, a quem cabe fazer as obras. Disse sempre ser leal aos seus princípios e finalizou lamentando fato ocorrido com um de seus filhos, que fora preso a partir de uma carta anônima, reafirmando a inocência, dizendo acreditar na justiça e na força de Deus.


**********
Arcoverde III - Pedro
Além dos vereadores, da prefeita do município e do advogado Edilson Xavier que usaram da palavra, quem foi a tribuna também saldar a reeleição e posse da vereadora Célia foi o assessor jurídico da Casa James Pacheco, Dr. Pedro Melchior. Ressaltou o trabalho da vereadora na modernização da casa legislativa e solidarizou-se com a presidente diante de recentes acontecimentos pessoais. Pedro ainda disse que a presidente destacou-se pela reestruturação física da câmara, palco principal da democracia a nível municipal, e na relação com o Poder Executivo agindo com responsabilidade, altivez e harmonia.
**********
Arcoverde IV - A Oposição 
Apesar de integrar a bancada da oposição ao lado do vereador Heriberto do Sacolão (Podemos), a vereadora Zirleide Monteiro, reeleita para a 2ª Secretaria da Casa James Pacheco, aproveitou a oportunidade para agradecer essa nova fase e disse que continuará na luta em defesa do povo de Arcoverde. Ferrenha oposicionista da prefeita Madalena Britto (PSB), Zirleide nos últimos dois anos levou à tribuna vários casos de irregularidades do governo municipal.
**********
PUBLICIDADE
**********
Pedra - Tinan
Ontem (1) assumiu o comando da Câmara de Vereadores da Pedra o vereador Jocivan Neto Cavalcanti (PSD), popularmente conhecido como Tinan. A vice-presidência ficou com o vereador Leandro do Alegre (Pros) e a Secretaria com a vereadora Cleyde Braz (PR). Além do prefeito Osório Filho (PSB), acompanharam a posse os vereadores Alzira Diniz – Alzirinha (PTC), Ernando Diniz (PTB), João de Olegário (PV) e Junior Vaz (PTB). Os vereadores José Benevides (PTB) e Erick Tenório (PDT) faltaram.
**********
Buíque - Corina
Assim como em Arcoverde, a presidência da Câmara de Vereadores de Buíque segue nas mãos de uma mulher. A vereadora Corina Galindo (MDB) foi reconduzida ao comando da Mesa Diretora para o biênio 2019/2020. O vereador Leonardo Cesár – Leonardo de Gilberto (PSD) segue como vice-presidente da casa legislativa. A vaga de 1º Secretário agora fica com o vereador Ernane Peixoto Neto (PR). A posse aconteceu somente nesta terça-feira (02), com a presença do prefeito Arquimedes Valença (MDB). Foto PC Cavalcanti.
**********
Ibimirim - Emerson
 Na terra dos Santeiros quem tomou posse nesta terça-feira (2) como presidente da Câmara Municipal de Ibimirim, com um dia de atraso, foi o vereador Emerson Vieira (PMN). O parlamentar comanda a casa legislativa no biênio 2019/2020. Junto com Emerson Vieira, também tomaram posse o vereador Jose Ataide da Silva (PP), como vice-presidente; Sandra Vicente de Carvalho (PSD), 1º Secretaria e José Welliton de Melo Siqueira (PCdoB), como 2º Secretario. Aos 34 anos, Emerson Vieira foi eleito o segundo vereador mais votado de Ibimirim com 774 votos e é filho do ex-vereador Jose Vieira.
**********
Custódia - Rony
Já em Custódia, os novos membros da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores tomaram posse dos cargos na tarde desta terça-feira-feira (01). Rony Barbalho (PC-do-B) assumiu a presidência. Joãozito Moura (PTB) é o vice-presidente, Gilberto de Belchior (PRP) 1º secretário e Eurunildes Pereira 2º secretário. A cerimônia contou com a presença de lideranças e lotou a Casa Legislativa.
**********
Carnaíba - Gleybson
O novo presidente da Câmara de Vereadores de Carnaíba, no sertão de Pernambuco, Gleybson Martins (PDT), tomou posse na manhã desta terça-feira (01). Comanda a Casa até 31 de dezembro de 2020 em substituição ao vereador Irenildo Pereira dos Santos (Neudo da Itã), que ficou agora como vice-presidente. Anchieta Crente (PR), como 1º secretário e Irmão Adilson como 2º Secretário. Estiveram presentes na solenidade os ex prefeitos José Mário Cassiano e José Francisco Filho (Didi). Todos integram a oposição em Carnaíba. Foto de Cauê Rodrigues.

Inajá - Sem festa 
A tradicional festa de emancipação politica de Inajá prevista para este dia 2 de janeiro não deverá ocorrer. Tudo por conta de atraso de salários e recomendação do Ministério Público de Pernambuco. É que a prefeitura apesar de ter pago o mês de novembro e o 13° de todos os funcionários efetivos e aposentados, deixou os contratados e comissionados atrasados e os efetivos sem os salários de dezembro. Inajá completa 70 anos de sua emancipação, mas as comemorações se restringem apenas ao hasteamento da bandeira e uma missa na Igreja Matriz.
**********
UPAE - Cem Mil 
A UPAE Garanhuns é a unidade de referência em 20 especialidades médicas para 21 municípios do Agreste Meridional, na abrangência da V Regional de Saúde e fechou o ano de 2018 comemorando seu paciente de número 100.000 (cem mil). Benedito Ribeiro Soares, 51 anos, natural de Recife, e morador do município de Bom Conselho há mais de 40 anos recebeu o número ao marcar uma cirurgia para retirar um cisto sebáceo de sua face. Desde 2013, a UPAE atende esta população estimada em cerca de 500 mil habitantes. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário