sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Estaleiros de Pernambuco demitem mais de 800 funcionários em 12 dias


           Nos 12 primeiros dias de dezembro, os Estaleiros Atlântico Sul e Vard Promar, ambos em Ipojuca, no Grande Recife, demitiram mais de 800 funcionários, segundo o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco (Sindimetal). As demissões aconteceram por falta de demanda para a construção de navios, de acordo com a entidade.

O Sindimetal informou que no Estaleiro Atlântico Sul foram demitidos 300 funcionários entre os dias 1º e 11 de dezembro. Na quarta-feira (12), aconteceu o desligamento de outros 500 trabalhadores.

Ao longo de todo o ano, o número de funcionários demitidos da empresa já chega a 1.682. Atualmente, o estaleiro conta com 2,1 mil empregados.

O Estaleiro Atlântico Sul confirmou que o ocorreram "pouco mais" de 500 demissões nos primeiros dias de dezembro.

O Estaleiro Vard Promar registrou cerca de 90 demissões nos primeiros dias de dezembro deste ano, de acordo com o Sindimetal.

Segundo o presidente do sindicato, Henrique Gomes, esse número tende a crescer, pois não há perspectivas de melhoras para os estaleiros do estado, a não ser que novas encomendas sejam recebidas. Os últimos navios de ambos os estaleiros devem ser entregues em julho de 2019.

"Eles [os representantes dos estaleiros] disseram que, mesmo com esses desligamentos já registrados, ainda vão continuar a demitir em janeiro, caso não cheguem novas encomendas de navios. A nossa preocupação é com os trabalhadores que ficam na incerteza", afirma Gomes.
Esperança
Os dois estaleiros disputam um certame para a construção de quatro navios corvetas (navios de guerra) para a Marinha do Brasil. Para o Sindimetal, a vitória desses contratos é uma das poucas possibilidades para evitar mais demissões.

"O contrato é de oito anos, sendo dois para a construção de cada navio. Assim, os estaleiros precisariam de mão de obra e os funcionários teriam mais certeza de que poderiam contar com aquele emprego por um tempo", afirma.

Além dos dois pernambucanos, também disputam estaleiros de Santa Catarina, da Bahia e de São Paulo. O resultado está previsto para ser divulgado em março de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário