terça-feira, 6 de novembro de 2018

Botijão de gás de cozinha mais caro a partir de hoje


         O botijão de gás residencial ficará mais caro a partir da 0h desta terça-feira (6/11). O reajuste para as embalagens de até 13kg será entre 8,2% e 9%. O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) afirmou, nesta segunda (5), que as distribuidoras já foram comunicadas pela Petrobrás sobre o aumento.

Desde janeiro deste ano, os reajustes passaram a ser trimestrais. De acordo com a estatal, a média do preço de venda nas refinarias, sem tributos, será equivalente a R$ 25,07. Nos outros meses, a Petrobrás aplicou duas reduções (janeiro e abril) e um aumento (julho). Com isso, o botijão teve uma alta final de 2,5%. Segundo a Petrobrás, a desvalorização do real frente ao dólar e as elevações nas cotações internacionais do GLP foram os principais fatores para a alta.

O preço do botijão passou a sofrer reajustes trimestrais em janeiro deste ano. Deste então, o preço sofreu um aumento acumulado de 2,8%. O reajuste não se aplica aos botijões industriais, cujo valor é 52,4% mais alto do que o gás vendido a residências. Desde 2012, a estatal adota políticas de preços diferentes para os dois destinos do gás, política que foi iniciada com o objetivo de garantir menores valores para consumidores residenciais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário