terça-feira, 23 de outubro de 2018

Ibope: Bolsonaro mantém liderança, mas aumenta rejeição e diminui diferença para Haddad


         Na pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (23), o candidato do PSL a presidente, Jair Bolsonaro, oscilou dois pontos negativos e aparece com 57% dos votos válidos, enquanto Fernando Haddad (PT), oscilou dois pontos positivos e chegou a 43% das intenções de voto. Na primeira pesquisa Ibope do segundo turno, divulgada na semana passada, o candidato do PSL tinha 59% dos votos válidos, e Fernando Haddad (PT), 41%.

Em relação aos votos totais, Bolsonaro tem 50% das intenções de voto, e Haddad, 37%. Votos brancos e nulos somam 10%. Não souberam responder 3% dos entrevistados. Os números reduziram a diferença de 15 para 13 pontos percentuais.

No cenário espontâneo, em que o entrevistado responde sem ter o nome do candidato sugerido, 42% disseram votar em Bolsonaro, enquanto Haddad ficou com 33%, com uma diferença de apenas 9%.

Na rejeição, o cenário entre os dois candidatos é bastante equilibrado, mas a pesquisa Ibope revelou um aumento na rejeição de Bolsonaro que passou de 35% para 40% que disseram não votar de jeito nenhum no candidato do PSL. Já Fernando Haddad (PT), teve um forte recuo em sua rejeição em apenas uma semana, caindo de 47% para 41%.

A pesquisa, contratada pela TV Globo e o jornal "O Estado de São Paulo", e ouviu 3.010 eleitores em 208 municípios, entre 21 e 13 de outubro. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-07272/2018.

O candidato do PT disse, na tarde desta terça-feira, que ainda é possível ganhar a eleição, durante campanha na comunidade da Maré, no Rio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário