quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Arcoverde e o 2 x 6 do balaio de candidatos a deputado estadual

             O blog de Roberto e Romero trouxe na segunda-feira passada a lista de candidatos a deputado estadual na Capital do Samba de Coco. Embora nem todos saibam dançar o trupe, a expectativa é que muitos acabem ficando pelo caminho por não aguentar o ritmo eleitoral de apenas 45 dias. 

Na lista nota-se que o governo Paulo Câmara/Madalena tem um verdadeiro balaio de gatos e gatas, com pelo menos seis (06), isso mesmo, seis pré-candidatos a deputado estadual, incluindo aí o filho empresário da prefeita, não o dos cavalos, esse corre nos bastidores.
São eles: André Britto (PROS), Eduíno Brito, esse só com um T (PP) e já de mandato; Cybele Roa, mas que também tem Brito (PR); Israel Guerra (PRP), Luciano Pacheco (PROS), mesmo partido do filho da prefeita; e Regis Capoteiro (PRTB), sob a tutela de João do Skate que é lotado em cargo de confiança no governo Madalena. Todos governistas que aprovam e defendem os governos Madalena e Paulo Câmara, ambos do PSB.

Na outra ponta da oposição, o nome da sindicalista Maria José (PT) e apenas um pré-candidato de mandato, Júlio Cavalcanti, que é contra os governos Madalena e Paulo Câmara. Ou seja, teremos seis candidatos disputando um eleitorado que a cada dia fica menor devido a reprovação do governo municipal e estadual. Por sua vez, o deputado Júlio Cavalcanti, que faz oposição ao lado do irmão e deputado federal Zeca Cavalcanti, tem tudo para receber a grande maioria dos votos dos que reprovam os dois governos (Madalena e Paulo Câmara), já que representará a oposição aos dois. Maria José, caso se confirme, correria por fora.

O que se tira de todo esse cenário? Tira-se que a prefeita perdeu de vez sua liderança e nem mesmo com a pré-candidatura do filho conseguiu tirar da frente os nomes que fazem parte tanto do seu como do governo Câmara, tendo, inclusive, um desses pré-candidatos, Luciano Pacheco, cedido ao seu gabinete; e outro, Regis Capoteiro, sendo comandado por um cargo comissionado (João do Skate), sem falar de uma vereadora da bancada (Cybele) e do grupo azul da ação comunitária (Israel). O que cada candidatura considerada viável traz? Isso nas próximas colunas.

Bateu saudade

Derrotado nas eleições para vereador, após 20 anos ocupando uma cadeira na Casa James Pacheco, o vereador Luciano Pacheco, pré-candidato a deputado estadual disputando com o filho da prefeita no mesmo partido (PROS), não esqueceu o velho cargo. Foi para o encontro de vereadores da UVP em Gravatá, mas contrariando as críticas aos excessos de diárias por parte da presidente da Câmara de Arcoverde, Célia Galindo (PSB), à criticou agora porque não pagou diária para a vereadora Luiza Margarida (MDB), da qual é suplente, ir para o encontro de capacitação. Quer dizer que pra Luiza pode?
**********
Receptivo indigesto

É a palavra de ordem em Buíque, principalmente quando se está chegando à cidade. Apesar do brilho das festas no Buíque Frio, os motoristas que foram ou passam por lá, tiveram mesmo que se contentar mais é com o Buíque dos buracos. Cortado pela PE 270, a entrada da cidade é um verdadeiro caos, onde nem mais asfalto tem e a terra e os buracos se transformam num triste cartão postal. De olho nas urnas, o governador disse que ia tapar tudo, agora, no período das chuvas. Eficiência total! Dizem que Magda tá vibrando. Vale lembrar que o prefeito é aliado do governador.
***********
Cadê a multidão?

Mostrando que é mesmo um governo inovador, o prefeito Osório Filho (PSB) mandou sua assessoria de comunicação lançar nota falando da visita do governador e destacava que “reúne multidão para receber Paulo Câmara na Pedra”. E para provar que a notícia era fato e não fake, ilustrou com uma foto da multidão (sic). Nela, apenas o governador, ele e o pré-candidato a federal João Campos, além de alguns figurantes por trás (Olha a foto abaixo). A multidão? Bom, essa a máquina fotográfica da assessoria não conseguiu pegar.
CADÊ A MULTIDÃO QUE ERA PARA ESTAR AQUI?
**********
Saindo fora

Arraesista histórico, o secretário-geral do PSB de Pernambuco, Adilson Gomes, anunciou nesta terça-feira (31) que desistiu de postular um mandato na Assembleia Legislativa, de onde é servidor aposentado. Disse que pesou prós e contras, ou seja, votos, e retirou a candidatura para integrar-se à campanha do governador Paulo Câmara (PSB).
**********
Renovação ou oposição?

Aliada do governador Paulo Câmara (PSB), da prefeita Madalena Britto (PSB) e filiada ao PR do deputado federal Sebastião Oliveira, ex-secretário de Câmara, a vereadora arcoverdense Cybele Roa (PR) lançou seu nome como pré-candidata a deputada estadual pregando a “renovação” no País, no Estado e na Cidade. Ou seja, tem que mudar tudo. Afinal, a futura candidata será situação ou oposição? Bom, à prefeita será oposição, com certeza, afinal vai enfrentar o filho da gestora dentro do mesmo grupo. Nas redes sociais os adeptos dizem que ela não tem rabo preso com nenhum grupo (?). E a prefeita e o governador, não são grupo?
**********
Retrato em preto e branco 

O abandono da PE 270 por parte do governo do Estado além de produzir uma série de acidentes, também trouxe de volta as velhas cenas de crianças, adultos e idosos em meio à rodovia jogando areia para tampar os buracos. Uma cena que dá o tamanho do atual governo de Pernambuco e sua preocupação com a vida humana e a conservação das rodovias.
**********
Destaque no Nordeste 

Foi publicado hoje, dia 1º de agosto, no site Informa Paraíba (www.informaparaíba.com.br), de João Pessoa (PB), matéria destacando o Projeto de Lei Nº 9076/17, do deputado Zeca Cavalcanti (PTB-PE), em tramitação na Câmara, que prevê a proteção da caatinga, maior bioma exclusivamente brasileiro. Segundo a proposta, o bioma terá como meta de preservação pelo menos 17% da sua área, por meio de unidades de conservação de proteção integral, a ser alcançada em cinco anos. A caatinga ocupa 844,4 mil quilômetros quadrados, abrangendo a maior parte do Nordeste e áreas de Minas Gerais.
**********

Convenção marcada

A Frente das Oposições Pernambuco vai Mudar, realiza no próximo sábado (04) a sua convenção para homologar os nomes do senador Armando Monteiro Neto (PTB) como candidato a governador; e os deputados federais Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB) como candidatos ao senado. A convenção será no Classic Hall, em Olinda, a partir das 10h. A frente reúne as legendas do  PTB, DEM, PSDB, PPS, PSC, Podemos, PV, PRB, PHS, PSL, PSDC e PRTB.
**********
A volta ao trabalho

A Câmara de Vereadores de Arcoverde retoma nesta quarta-feira (01) os trabalhos do segundo semestre de 2018. O tal projeto de doação da ambulância dos Socorristas, doada através de emenda do deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) e até hoje não entregue pela prefeita Madalena Britto (PSB), não deverá estar na pauta como dito pelo governo. A previsão é que só chegue na próxima segunda-feira, dia 06. 
**********




Nenhum comentário:

Postar um comentário