sábado, 28 de julho de 2018

Peça O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu é novamente impedida de ser apresentada no FIG


          A peça teatral O evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, reinserida na programação oficial do 28º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) após ação do Ministério Público, foi novamente impedida de ser apresentada por meio da decisão deferida pelo desembargador Roberto da Silva Maia, com base no processo movido pela Ordem dos Pastores Evangélicos de Garanhuns e Região. 

O vereador do Recife, Ivan Moares Filho (PSOL), estava presente no espetáculo e relatou através do Twitter que a atriz Renata Carvalho atuava sem a estrutura do evento, de forma privada, para aproximadamente 100 pessoas. Segundo ele, mais de dez motos e dezenas de PMs estavam do lado de fora do salão de festas alugado por artistas para a peça "O Evangelho Segundo Jesus".

Na última quinta-feira (26), o Ministério Público, através do desembargador Silvio Neves Baptista Filho negou o pedido de reconsideração realizado pelo Governo de Pernambuco e reiterou a decisão determinando o retorno do espetáculo à programação do evento. No caso de descumprimento da medida, o Estado e a Prefeitura teriam que pagar multa de R$ 50 mil. Segundo ele "A atração nada mais é do que um drama teatral, que busca conscientizar e estimular a reflexão sobre a discriminação social de uma minoria, especialmente das transexuais e travestis", escreveu o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) na liminar.

Diante da resolução, na noite desta sexta-feira, após o espetáculo ter sido remarcado e com data definida, a Ordem dos Pastores Evangélicos moveu uma ação para barrar a decisão do MPPE, alegando que a peça desvirtua o ensinamento histórico-dogmático e viola o sentimento religioso. Segundo o entendimento do relator Roberto da Silva Maia, a encenação desvirtua a imagem de um profeta religioso, e "fomenta o ódio e a intolerância, máxima quando diz respeito a uma religião sabidamente conservadora e que valoriza sua historicidade e os escritos estanques da Bíblia Sagrada". DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário