terça-feira, 24 de julho de 2018

Educação de Itaíba é destaque no IDEPE 2017 e premia professores pela conquista

Prefeita Regina Cunha e o Sec. Educação Júnior Cézar
          Em um dos maiores exemplos da revolução e mudanças que vem sendo implementadas pelo governo da prefeita Regina Cunha (PTB) na cidade de Itaíba foi registrado pela divulgação dos números do IDEPE - índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco do ano de 2017. O município saltou do penúltimo para a 6ª colocação no ranking do Sertão Moxotó/Ipanema Arcoverde.

O índice, apresentado pelo governo de Pernambuco no final de junho tem como objetivo valorizar o trabalho das Escolas, Gerências Regionais de Educação e Municípios que obtiveram bons desempenhos educacionais no Estado.

Analisando os resultados divulgados pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, verificou-se que Itaíba apresentou crescimento considerável e foi destaque nas turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano. Em 2016 o município havia obtido média 2,80 no IDEPE ficando em penúltimo lugar no ranking dos municípios que compõem a Regional do Sertão Moxotó Ipanema.

Esse ano Itaíba já tem o que comemorar, a nota do IDEPE subiu para 3,91 deixando o município em 6o lugar na Regional Arcoverde. As Escolas da Rede Municipal de Ensino têm apresentado crescimento significativo nesta modalidade, a exemplo da Escola Municipal Presidente Emílio Garrastazu Médici, localizada na sede do município que obteve média 4,02 no IDEPE, seguida pela Escola Municipal Major Antônio Inácio, localizada no Distrito Negras com média 4,00.

Nas turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 1o ao 5o ano o destaque ficou por conta das escolas do campo, as 10 melhores médias foram obtidas por escolas localizadas na zona rural do município. No topo da lista em 1o Lugar com média 4.89 ficou a Escola Municipal Doutor Godofredo de Barros, localizada no Assentamento Santa Luzia. O 2o lugar apresentando média 4.81 ficou a cargo da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, localizada no Sítio Cigano. Já no 3o Lugar apareceu a Escola Municipal Dom Adelino Dantas, localizada no Assentamento São Miguel e empatadas no 4o Lugar com média 4.74 as Escolas Municipais Coronel Francisco Martins de Albuquerque, localizada no Assentamento Lagoa Comprida e Dom Vital localizada no Assentamento Manuíno.

Para a prefeita Regina Cunha, esses números indicam que a prefeitura está no caminho certo e os resultados começaram a chega já no primeiro ano de governo.

“Graças ao esforço do secretário Júnior, de sua equipe, professores, trabalhadores e trabalhadoras da educação, além da participação dos pais, Itaíba deu demonstração que pode muito mais e a educação, assim como a saúde, é uma de nossas maiores prioridades. Ainda temos mais três anos para colocar Itaíba em destaque na educação de Pernambuco e vamos trabalhar para isso”, afirmou a prefeita Regina Cunha.

Neste dia 24 de julho, durante a solenidade de abertura do II Semestre Letivo, a Secretaria Municipal de Itaíba irá premiar os professores das 10 escolas que foram destaque no IDEPE com os melhores resultados.

“Isso é fruto de um trabalho coletivo, de gestores, professores, supervisores, alunos, da comunidade escolar e de todos nós. O trabalho de acompanhar de perto, de estar próximo das escolas tem feito a diferença. É um caminho que vem dando certo, que tem melhorado a forma de se fazer educação no nosso município”, relatou o Secretário de Educação. Júnior Cézar Brandão.

Ainda no início desse ano, Itaíba foi destaque no resultado do SAEPE - Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco - 2017, onde os estudantes apresentaram grande crescimento nas disciplinas avaliadas. Nos anos Iniciais do Ensino Fundamental a proficiência foi de 182,1 em Língua Portuguesa e de 196.3 em Matemática. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental não foi diferente, em Língua Portuguesa a proficiência foi de 246,5 e 239,3 em Matemática.

IDEPE - Os resultados do IDEPE são calculados com base no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), que mede anualmente o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado, além de ser uma importante ferramenta para a gestão escolar.

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