sábado, 30 de junho de 2018

Peça 'O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu' é cancelada no Festival de Inverno de Garanhuns


                Por meio de nota, o Governo do Estado de Pernambuco, junto à Secretaria de Cultura e da Fundarpe, anunciou que resolveu cancelar a apresentação “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu “ da Mostra de Teatro Alternativa do Festival de Inverno de Garanhuns de 2018. De acordo com a assessoria, a decisão foi tomada por conta da polêmica causada pela atração e da possibilidade de prejuízos das parcerias estratégicas e nobres que o viabilizam.

Para o Governo do Estado, o "Festival de Inverno de Garanhuns foi criado para unir e divulgar expressões culturais e não para dividir e estimular a cultura do ódio e do preconceito". Segundo a nota, o Governo de Pernambuco também repudia todas tentativas de exploração eleitoreira feitas do episódio.

O problema é que o primeiro a misturar a questão com eleição foi o próprio secretário de Cultura, Marcelino Granja, ao criticar a posição do prefeito Izaias Regis (PTB) que anunciou por meio de uma rádio que, devido a questões religiosas, e não políticas, não aceitaria a apresentação da peça em espaços públicos do município. Tentando distorcer os fatos, o secretário alegou que a posição do prefeito era devido ao fato de fazer parte da oposição ao governo do Estado.

Após tudo isso, teve que retroceder e cancelar o espetáculo, principalmente após uma nota divulgada pela Diocese de Garanhuns, que criticava duramente a apresentação e o comportamento dos entes políticos envolvidos na história.

Em postagem no Facebook, o atual secretário de cultura de Pernambuco se posicionou em relação à decisão dizendo que ela seria fruto da “intolerância que permeia os diferentes pontos de vista sobre política, arte e cultura misturada com reacionarismo e exploração política da religiosidade”. Ele finaliza a nota dizendo que não terá a “apresentação do monólogo ‘O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu’, obra cristã e humanista que promove a tolerância e a solidariedade”.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search