quarta-feira, 27 de junho de 2018

Itaíba: Prefeita Regina assina lei que garante insalubridade e piso a Agentes de Saúde


         Um dos sonhos dos agentes comunitários de saúde de Itaíba (ACS) foi concretizado ao som de muito forró e festa em pleno São João Popular. Na noite desta terça-feira (26), a prefeita Regina Cunha (PTB) assinou a Lei aprovada pela Câmara de Vereadores que regulariza o pagamento de adicional de insalubridade para os ACS, além de fixar o valor do piso nacional da categoria.

A conquista foi homologada no palhoção da festa junina com a presença dos agentes de saúde e tendo como testemunha, assinando, o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde José Enildo da Silva. Para ele, o ato era um reconhecimento a uma categoria que tanto se dedica para cuidar do povo todos os dias, em todos os recantos do município.

Já o secretário de Saúde, Pedro Teotônio, destacou que esse era um sonho antigo dos ACS e graças ao empenho e a sensibilidade da prefeita Regina esse sonho se concretiza em um verdadeiro clima de festa e de alegria. Com a medida serão beneficiados 70 agentes comunitários de saúde de Itaíba com um adicional de insalubridade de 20% sobre os vencimentos dos ACS.

A outra grande novidade da Lei nº 07/2018 está no Artigo 2º da presente lei aonde define que o valor do salário base dos Agentes Comunitários de Saúde será, já a partir deste mês, de R$ 1.014,00 fazendo valer a Lei Federal nº 12.994 que instituiu o Piso dos ACS.
Segundo a prefeita Regina Cunha, “não poderíamos ter data mais festiva como o nosso São João para presentear essa categoria de profissionais de homens e mulheres que tanto fazem pela saúde de nossa gente, levando informação, cuidados e atendimento a quem mais precisa”. Ela destacou que apesar das dificuldades financeiras de todas as prefeituras, não poderia deixar de reconhecer esse direito dos trabalhadores em saúde, o que lhe deixava contente. “Me sinto feliz em poder realizar esse sonho e concretizar esse reconhecimento ao trabalho de nossos agentes de saúde”, concluiu a prefeita Regina Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário