quinta-feira, 21 de junho de 2018

Arcoverde realiza sábado a 8ª Caminhada do Forró com homenagem a Manguaça


         Dia 23 (sábado), pelo oitavo ano consecutivo, o COCAR – Coletivo Cultural de Arcoverde realiza a 8.ª CAMINHADA DO FORRÓ DE ARCOVERDE. Este evento integra oficialmente a programação junina da cidade, conhecida como a Porteira do Sertão, onde ocorre uma das festas de São João mais tradicionais do Nordeste.

Logo cedo, a partir das 10h, inicia-se a concentração da Caminhada do Forró no Bar Madeira de Lei (próximo à Estação da Cultura – antiga Estação Ferroviária), onde estarão se apresentando aboiadores, repentistas, declamadores, grupos de cultural popular, com destaque para a Banda de Pífanos Santa Luzia, homenageada do São João de Arcoverde em 2018. Além desses, haverá apresentações musicais do Grupo de Forró Poesia de Cabeça e da Cantora Sevy Nascimento.

Em 2018, o homenageado do evento é o comunicador JENNECY MANGUAÇA, irreverente radialista e animador de festas que participa da Caminhada do Forró desde a sua primeira edição., apresentador de diversos Polos de Animação. A camisa comemorativa teve a arte elaborada pelo Artista Plástico Sebastião Rodrigues. Em 2017, segundo os organizadores, a Caminhada do Forró atingiu um público superior a 10 mil pessoas , levando pelas ruas da cidade, a Cultura tradicional, reunindo famílias e amigos.

A saída do cortejo está prevista para as 12:30h, o qual percorrerá as ruas centrais da cidade, com destino à feira que se situa no CECORA – Centro Comercial de Arcoverde. O cortejo será puxado por cerca de cinquenta forrozeiros e por trio elétrico animado pelo Cantor e Compositor Arcoverdense Kleber Araújo, que traz como convidados especiais os conterrâneos Cícero Gomes, George Silva, Ju Veira, Macvanny Oliveira e Thiago Rozzila.

O cortejo também é acompanhado por grupos de artistas e agremiações culturais, a exemplo da Quadrilha de Pernas de Pau Mulambembes e do Urso Pé de Lã, e a expectativa dos organizadores é que cerca de 20 mil pessoas acompanhem a VIII Caminhada do Forró-Arcoverde-PE. Um momento especial do percurso é uma parada para saudação aos santos juninos, que será feita pelos poetas Hugo e Túlio Araújo, onde as bandeiras de Santo Antônio, São João e São Pedro são entregues e incorporadas ao cortejo.

Na Feira Livre, destino final da Caminhada do Forró, está montada uma estrutura de bares e restaurantes para servir o que existe de melhor da gastronomia sertaneja, com destaque para iguarias do período junino e a tradicional carraspana, bebida produzida com aguardente de cana e raízes da vegetação catingueira.

No palco montado para APOTEOSE do evento irão se apresentar, a partir das 13:30h, os Artistas Valdinho Paes e Mazinho de Arcoverde, que prometem levar ao público o melhor do repertório do forró tradicional até o cair da tarde, quando os foliões juninos, brincantes… se despedem da Caminhada e seguem para os outros polos de animação, onde a festa continua pela noite e madrugada a dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário