quarta-feira, 6 de junho de 2018

Arcoverde e a novela sem fim do Maria de Fátima no plágio de Vale Tudo


O Residencial Maria de Fátima surgiu com a feliz ideia de garantir casa própria e um lugar com toda a estrutura para se morar dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida. Mas a realidade vem a cada dia frustrando o sonho de muitos moradores diante de tantos problemas sem fim.      

           A grande novela do Maria de Fátima, não a Glória Pires de Vale Tudo, mas a do Residencial que fica à margem da PE 270, se apresenta como o maior erro de planejamento e visão administrativa e para piorar, mal feito e inacabado, frustrando os sonhos de quase mil famílias que deixaram seus antigos lares, alugados em grande maioria, seus vizinhos, amigos, na esperança de uma nova vida, da realização do sonho da casa própria, de um lugar para chamar de seu. Hoje, se transformou em um caldeirão de problemas: falta de segurança, falta de escola, posto de saúde, creche, transporte, iluminação, energia caríssima, saneamento precário, exploração de serviços de segurança por grupos políticos, etc, etc.

Porque faltou planejamento, visão? Simplesmente porque se criou do dia para a noite um bairro, quase do tamanho de uma cidade paraibana, como São Sebastião do Umbuzeiro que tem 4 mil habitantes, e esqueceu-se de que a prefeitura continuava a mesma, do mesmo tamanho, com os mesmos serviços, já no limite de sua operacionalização. A visão que tiveram, com certeza, foi mais eleitoral, afinal concretizar o sonho de mil famílias, ou cerca de 4 mil pessoas, não poderia ter nada melhor quando se olha mais para a urna do que para o futuro planejado de uma cidade. É uma ação de governo, poder executivo, que esqueceu de se planejar e hoje faz só paliativos, como diz a vereadora Zirleide Monteiro: assiste de camarote.

O que seria um trunfo, tornou-se um problema que envolve Prefeitura (responsável pela vinda da obra), construtora que foge de suas responsabilidade, Ministério Público que assiste, Governo Federal (esse é que tá fora do ar mesmo), políticos provincianos que se utilizam da situação para tirar proveito e, a parte mais frágil e que mais sofre: os moradores e os que sonhavam em morar e até hoje não receberam seus contratos e viram suas casas serem invadidas, arrombadas, dilapidadas.  Talvez a maior definição para o problema tenha sido citado na última sessão da Câmara de Vereadores, quando uma vereadora governista, a presidente da casa, Célia Galindo, sintetizou dizendo que isso era “caso de polícia”.

Os vereadores anunciaram segunda-feira (4) de que iriam até o Ministério Público para cobrar posição e solução para que a construtora resolva os problemas estruturais. Mas e os outros: educação, saúde, iluminação de responsabilidade que são de prefeitura? E a segurança e acessibilidade de responsabilidade do Estado? Vão entrar no pacote do MP? Volta-se ao começo da novela: como a prefeitura vai fazer a sua parte se nem o trivial que é consertar galerias, tampar buracos, cuidar da iluminação da cidade e coletar lixo está funcionando normalmente? Pelo visto, pode acabar sobrando para os moradores o gesto de Reginaldo Farias em sua partida no helicóptero. 
**********
TOALHA JOGADA?
Defensor da aliança com PT/PSB, o senador Humberto Costa começa a sucumbir às pesquisas eleitorais que apontam a viabilidade da candidatura da vereadora Marília Arraes (PT) ao governo do Estado. Ele afirmou que não vai mais se opor a uma eventual candidatura própria do PT ao Governo de Pernambuco. A declaração foi dada após a divulgação da pesquisa Vox Populi que o próprio PT encomendou e que deu Marília em empate técnico com Armando Monteiro e Paulo Câmara. Segundo Humberto, a pesquisa diz que a candidatura é viável.
**********
SIM E NÃO!
A depender da vontade dos petistas de Arcoverde, a opção de candidatura própria deverá prevalecer e, principalmente, em apoio ao nome da vereadora Marília Arraes que já esteve na cidade em duas ocasiões concedendo entrevistas a rádios e participando de ato em apoio ao seu nome e a liberdade de Lula. A decisão final, que sairia neste domingo durante o encontro do PT em Recife, não vai acontecer mais. Após reunião com o governador Paulo Câmara (PSB), a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, adiou para os dias 27 e 29 de julho o encontro em Pernambuco. Tão querendo empurrar Câmara de todo jeito.
**********
REFORÇO EM PRIMAVERA
Os deputados Júlio Cavalcanti (estadual) e Zeca Cavalcanti (federal), visitaram na última semana a cidade de Primavera, aonde contam com o apoio do técnico em agropecuária Rômulo César Peixoto, o popular Pão com Ovo, que já foi prefeito do município. Ao lado dos parlamentares, Pão com Ovo percorreu ruas, comércio e feira apresentando seus deputados ao eleitorado que, em 2012, o elegeu novamente e batizaram a vitória com o slogan “O liso venceu o rico”. Júlio e Zeca conversaram com lideranças comunitárias e trataram de ações e projetos para Primavera com Rômulo e aliados.
**********
PIOR DO QUE SE IMAGINA
A pesquisa Vox Populi encomendada pelo Partido dos Trabalhadores Nacional para ver o quadro eleitoral em Pernambuco, além de não ter sido uma boa notícia para o governador Paulo Câmara (PSB) em termos de intenções de voto (teria ficado em 3º), também foi péssima em termos de avaliação de governo. Os dados apontariam uma rejeição superior a dois terço do eleitorado. Como a pesquisa não foi registrada, sendo apenas para consumo interno, os números oficiais estão correndo através das redes sociais fazendo inveja ao Papa Léguas (Bip-Bip).
**********
EM BUSCA DA JUSTIÇA
O deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB) esteve ontem (05) no Tribunal de Justiça de Pernambuco, em encontro com o Presidente do TJ, Desembargador Adalberto de Oliveira Neto. Se colocou à disposição, no sentido de interceder junto ao governo do estado para que tenha um olhar mais específico no poder judiciário, haja vista que muitas comarcas estão passando por dificuldades como é o caso do município de Pedra, que necessita de mais incentivo para que não paralise suas atividades. Hoje, o parlamentar discursa sobre o assunto no plenário da Alepe.
**********
FOGUEIRA COM LIMONADA
A cidade de Limoeiro anunciou uma grade pra lá de grande para o São João 2018. Vão se apresentar, entre os dias 23 e 29 de junho nomes como: Pablo, Wesley Safadão, Gabriel Diniz, Dorgival Dantas, Bell Marques, Solange Almeida, Gustavo Lima, Léo Santana, Naldo Benny e Márcia Felipe. Ainda tem Jonas Esticado, Felipão e Forrozão Chacal. A festa acontece no Parque de Exposições e é aberto ao público
**********
ACREDITE SE QUISER
Dez dos 35 partidos políticos em atividade no País assinaram na noite desta terça-feira (5), com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um acordo de colaboração para “a manutenção de um ambiente eleitoral imune de disseminação de notícias falsas”, as fake news. Assinaram o acordo representantes do Democratas, PCdoB, PSDB, PDT, PRB, PSC, PSD, PSL, PSOL e Rede. As outras legendas deverão assinar durante evento internacional que o TSE irá realizar no dia 21 de junho, na sede do tribunal.
**********
ONDAS DE CATEGORIA
Caminhando para sua décima edição, acontece nesta quarta-feira (6), mais um Programa De 1ª Categoria na rede mundial de computadores (coisa retrô!), ou seja, nas plataformas digitais, mas precisamente na fanpage comandada pela jornalista Zalxijoane Ferreira. Logo mais, às 20h, quem acessar vai poder curtir poesia popular e muita música com Leandro Vaz e Noé Lira no oitavo programa da série online do programa que reinou nas tardes das quintas-feiras da rádio Itapuama FM.
**********
SAÚDE SEM CATEGORIA
É na cidade de Arcoverde, aonde segundo vários populares que sofrem de pressão alta (hipertensos) e diabetes está faltando remédios nas Unidades Básicas de Saúde do bairro do São Cristóvão para o tratamento dessas doenças. Todos os dias eles vão atrás dos medicamentos nos postos de saúde que dizem ter pedido a Secretaria de Saúde que, por sua vez, não manda ou manda muito pouco. Quem precisa está tendo que ir de posto em posto atrás dos remédios. Como diz o Boris: Isso é uma vergonha!
**********
GRANDES AMIGOS
Com a presença do deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB), o ex-vereador e candidato a prefeito de Petrolândia em 2016, Fabiano Marques realiza no próximo sábado (09), no Projeto Apolônio Sales, o II Arraiá dos Amigos, organizado por ele, vereadores e lideranças que fazem a oposição no município. A festa que atraiu uma multidão em 2017 promete ampliar o sucesso nesta segunda edição e vai contar com shows artísticos, barracas de comidas típicas e o melhor: de graça.
**********

Nenhum comentário:

Postar um comentário