segunda-feira, 28 de maio de 2018

Lula lidera pesquisa Ibope para Presidente em São Paulo


   Pesquisa Ibope, encomendada pela Band, mostra como está o cenário da corrida eleitoral para presidente da República segundo as intenções de e voto dos eleitores do Estado de São Paulo. O levantamento testou três simulações.

A primeira delas considera o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o candidato do PT. Neste cenário, Lula aparece com 23% dos votos, seguido por Jair Bolsonaro (PSL), com 19%, Geraldo Alckmin (PSDB), que obteve 13%; Marina Silva (Rede), com 9%; Ciro Gomes (PDT), vem com 3% e Álvaro Dias (Podemos) com 2%. Os demais candidatos aparecem com 1% ou menos de 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 21% e não souberam ou quiseram responder 5%.

Já na segunda simulação, Lula é substituído pelo ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad como candidato do PT. Nesta projeção, o pré-candidato do PSL, Jair Bolsonaro, aparece com 19% das intenções de votos, seguido de Geraldo Alckmin (15%), Marina Silva (11%), Ciro Gomes (7%), Álvaro Dias e Fernando Haddad com 3%. Henrique Meireles também aparece na pesquisa com 2%. Os demais com 1% ou menos de 1%. Brancos e nulos foram 27% e não soube ou não quis opinar 4%.

No terceiro cenário sondado pela pesquisa Ibope/Band, Lula foi substituído pelo ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, como candidato do PT. Jair Bolsonaro (PSL) novamente lidera sem Lula com 20% das intenções de voto; em seguida vem Geraldo Alckmin (15%), Marina Silva (12%), Ciro Gomes (7%), Álvaro Dias (3%) e Henrique Meireles (2%). Jaques Wagner obteve menos de 1%. Brancos e nulos foram 27% e não souberam ou não opinaram 4%.

O levantamento também questionou os eleitores sobre rejeição a possíveis candidatos. Neste cenário, Lula surge com 44%, seguido por Fernando Collor (30%), Jair Bolsonaro (27%), Geraldo Alckmin (26%), Ciro Gomes (21%), Fernando Haddad (18%), Marina Silva (18%), Jaques Wagner (10%). Segundo a pesquisa 2% poderiam votar em todos e 11% não sabem ou não responderam.

O Ibope entrevistou 1008 eleitores entre os dias 24 a 27 de maio. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%. A pesquisa foi contratada por Companhia Rio Bonito Comunicações. A pesquisa foi registrada no Tribuunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº SP-04608/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo Nº BR-06360/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário