terça-feira, 8 de maio de 2018

Joaquim Barbosa anuncia que não será candidato a Presidente


       O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, anunciou, na manhã desta terça-feira (8), que não será candidato à Presidência da República pelo PSB. O juiz aposentado divulgou a definição em publicação feita na sua conta oficial do Twitter. 

"Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a Presidente da República. Decisão estritamente pessoal", declarou no microblog.

Apesar dele aparecer nas pesquisas de intenções de votos com 10% da preferência, índice maior do que o do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), a eventual postulação de Barbosa enfrentava resistência interna no PSB. 

A afirmação de Barbosa ressalta que a definição foi pessoal, deixando a entender que sua postura não tem ligação com as eventuais articulações do PSB com outros partidos para a disputa ou às resistências internas que ele enfrentava. 

A desistência de Barbosa reabre o espaço para uma aliança nacional entre o PSB e o PT, defendida, principalmente, pelo governador de Pernambuco e vice-presidente nacional da legenda socialista, Paulo Câmara. O pernambucano vem tentando firmar a reaproximação nacional entre os partidos, o que beneficiaria a reeleição dele ao Palácio do Campo das Princesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário