domingo, 6 de maio de 2018

ENEM abre inscrições a partir desta segunda-feira (7)


             Nesta segunda-feira (7), a partir das 10h, começam as inscrições para a edição 2018 do Enem, que seguem até as 23h59 do próximo dia 18. As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro.

Educadores lembram que, em seu primeiro ano, foram registrados 157.221 inscritos em 184 municípios brasileiros - em Pernambuco, 6.032 estudantes participaram das provas; já no ano seguinte, esse número subiu para 7.968 participantes. A prova era realizada em um único dia, com quatro horas de duração, e havia 63 questões.

“A proposta do Enem foi criar um conceito mais abrangente de interdisciplinaridade em que os conteúdos aprendidos não ficassem guardados, mas fossem aplicados para resolver problemas. Tínhamos as questões objetivas e a redação. Era uma prova agradável, inteligente e que conversava com os jovens”, afirmou a presidente do Inep, Maria Inês Fini. 

O grande divisor de águas do Enem foi em 2009, quando o exame passou a substituir o modelo tradicional de vestibular para acesso às universidades públicas, tornando-se um processo unificado. O número de inscritos nessa edição foi mais de 4,1 milhões - em Pernambuco foram 207.848 candidatos inscritos.

Com mais rigor e um nível de dificuldade maior para evitar o famoso “decoreba”, o teste passou a ter 180 perguntas distribuídas entre as seguintes áreas de conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas, além da redação. As provas eram realizadas em dois dias seguidos (sábado e domingo). As notas do Enem também se tornaram fundamentais para os programas do Governo Federal, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Nenhum comentário:

Postar um comentário