quinta-feira, 3 de maio de 2018

Confirmada mais uma morte pelo vírus da gripe H1N1 em Pernambuco


            A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, nesta quarta (2), a segunda morte de um paciente com o vírus da gripe H1N1 em Pernambuco em 2018. Um exame constatou a presença da influenza em uma idosa de 74 anos, que morreu em 17 de abril, mesmo dia em que ela teve notificada a síndrome respiratória aguda grave (Srag). Na quinta (26), foi confirmada a morte de um homem de 45 anos que também tinha o vírus H1N1.

A mulher morava em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, e faleceu no Hospital Jaboatão Prazeres. Segundo a SES, ela tinha comorbidade, que é a existência conjunta da doença com um quadro clínico que pode agravá-la. No caso da paciente, ela também tinha diabetes. Por isso, continua a investigação sobre se foi o vírus da gripe H1N1 que provocou a morte da idosa.

No período entre janeiro de 2018 e o dia 21 de abril deste ano, a SES contabilizou, além das duas mortes, 372 casos de síndrome respiratória aguda grave, com sete resultados positivos para influenza A (H1N1) e oito para influenza A (H3N2).

O número representa uma diminuição de 36,5% em comparação com o mesmo período de 2017, quando foram registrados 586 adoecimentos, sendo 59 para influenza A (H3N2), oito de influenza B, dois de vírus sincicial respiratório (VSR) e um da parainfluenza 1.

Na quinta (26), um exame constatou a presença do vírus da gripe H1N1 em um homem de 45 anos, que estava internado no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos, na região central do Recife. O homem, que teve a síndrome respiratória aguda grave notificada no dia 16 de abril, faleceu no dia 24 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário