sexta-feira, 11 de maio de 2018

Arcoverde lança o São João com a chama da fogueira cada vez menor


Arcoverde lançou ontem, pela primeira vez, após ser divulgada um dia antes na internet por um blog parceiro da prefeitura, a programação do São João 2018. Como esperado diante do que vem se vendo em anos anteriores, nada de extraordinário, muito pelo contrário, cada vez com uma dimensão menor. Grandes nomes que já marcaram a festa e deram a ela a qualidade que lhe garantiu o Melhor São João do Nordeste na época do ex-prefeito, estão cada diz mais longe dos terreiros juninos da Capital do Samba de Coco.

Arcoverde nos últimos perdeu-se no caminho, fechou as portas para a criatividade, assistiu de camarote, pago pelo povo de Arcoverde, outras cidades despontarem no período junino apesar de não terem a diversidade e a riqueza cultural que a Terra do samba de Coco tem. Como dizia-se antes, até 2012 quando a cidade era comandada pelo ex-prefeito Zeca Cavalcanti, “não queremos ser o maior, pois não vamos nos comparar a Caruaru, mas somos o melhor”. Tanto era verdade que Caruaru veio a Arcoverde, fotografou, filmou, copiou e hoje tem em sua festa vários polos e uma diversidade de eventos que marcam todo o mês de junho.

Arcoverde, pelo contrário, não buscou, não evoluiu, segue sem inovar e sem valorizar, realmente, toda a sua diversidade cultural e artística que sofre, todos os anos, para receber cachês congelados pelo tempo e que não valorizam toda a força e a magia que nossos grupos culturais, únicos, tem. O pior, levam meses e meses para receberem seus minguados cachês. 

Alguns podem dizer que é gastar dinheiro à toa. Mas não é, quando bem aplicado e com atrativos que realmente atraiam turistas e consumidores que se hospedam, almoçam, bebem, compram no comércio, geram empregos, ele é mais que justificado. Um dos problemas está exatamente aí: Arcoverde não se renovou, o público realmente consumidor não vem como vinham em outros tempos e os negócios e empregos já não são mais os mesmos. 

Mas é festa! É São João! O povo vai pagar a conta e merece pelo menos dançar e brincar com segurança, um dos pontos altos desta festa que, infelizmente, vê, a cada ano, a fogueira ficar menor e com menos chama e luz. Viva o São João de Arcoverde!

**********
SERÁ QUE UNE?

Em entrevista ao radialista Nill Junior, o senador Humberto Costa (PT) disse que subirá no palanque de Marília Arraes caso prevaleça a tese de sua candidatura própria. “Claro que subo. Estou no PT há mais de 20 anos e jamais deixei de cumprir uma decisão sequer. Não só seguirei como farei frente para defender a candidatura dela ou de quem quer que seja escolhido se for vontade do PT”, disse Costa. Independente do resultado final, a decisão vai deixar sequelas na legenda em Pernambuco.
**********
SERÁ SECRETÁRIA?
A nova secretária de Assistência Social de Arcoverde poderá sair da Secretaria de Educação do Município e não da própria pasta. O nome cotado para assumir o lugar de Regina Manzi é a a atual Secretária Executiva de Educação Zulmira Maria de Lima Cavalcanti, braço direito da Secretária Patrícia Padilha (Educação), que no primeiro mandato da prefeita Madalena Britto (PSB) comandou a Assistência Social por três anos e meio. O nome de Zulmira pode ser confirmado hoje e a posse acontecer na próxima segunda-feira (14). Uma indicação direta de Patrícia.
**********
ATRÁS DE REAJUSTE
Um protesto de representantes do Fórum de Servidores Estaduais de Pernambuco marcou a manhã desta quinta-feira (10) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Com um carro de som os sindicalistas cobraram apoio dos deputados para intermediar a negociação de reajuste salarial com o governo. Na conta dos sindicatos, a defasagem dos salários, levando em conta o período de atual administração estadual, chega a 21%. 
**********
DINHEIRO DE SOBRA
Um dos problemas levantados durante reunião da prefeitura de Arcoverde com representantes dos moradores, muito pouco, do Residencial Maria de Fátima, foi a questão da iluminação pública. O representante da Celpe disse que é de responsabilidade da Prefeitura. Até agora a prefeitura de Arcoverde já arrecadou com a taxa de iluminação pública que a população paga todo mês a quantia de R$ 1.373.175,93. Dá uma média de R$ 343 mil mensal. Nada justifica ruas tão escuras em toda a cidade.
**********
BUÍQUE SEM FESTA
Depois de vender o peixe de que as grandes festas estavam de volta durante as eleições de 2016, o prefeito de Buíque, Arquimedes Valença (MDB), só aguentou um ano com a promessa. Neste sábado, dia 12, o município comemora seus 164 anos sem festa e sem show. Na programação a famosa alvorada festiva, seguido do hasteamento da bandeira, sorteio de brindes homenageando as mães, apresentações culturais e serviços de saúde durante toda a manhã. A tarde e à noite, pernas pra cima para ver se no São Pedro tem festa. Como diz o ditado: quem não pode com o pote, não pega na rodilha. 
**********
APELAÇÃO EM EXAGERO
“A prefeita mandou dizer que Arcoverde é o melhor São João do Nordeste, inclusive melhor que Caruaru e Petrolina pois só aqui temos 10 polos e lá não tem”. Não, isso não foi um dos poucos eleitores apaixonado, mas um secretário na ânsia de agradar acabou exagerando na dose, diante do cenário da festa que se aproxima com oito dias de festa e atrações em nada extraordinárias. Agora tá explicado porque o Jurídico faz nota de Comunicação e Turismo já faz Apelações. 
**********
COBRANÇA DEVIDA
O Ministério Público solicitou ao município de Carnaíba a adoção de medidas para melhorias no asfalto da entrada da cidade. A solicitação foi feita pelo promotor de Justiça do município, Ariano Tércio Silva de Aguiar, e encaminhada ao prefeito Anchieta Patriota. Segundo ele, “a entrada de uma Cidade é o cartão-postal para os filhos ausentes e para os que vem de fora visitá-la. Outrossim, os que trafegam por esta via, não podem ser prejudicados pela má conservação da aludida via”. Já imaginou se o promotor de Arcoverde for pedir melhorias na cidade? Vai faltar papel para tanto ofício.
**********
CRIANDO OPORTUNIDADES
A prefeita Regina Cunha (PTB) abre oficialmente no próximo dia 22 o Programa Girau Empreendedor, na zona rural de Itaíba. O evento que vai até o dia 25 contará com palestras e oficinas direcionadas aos pequenos e micros empresários do distrito. Os participantes poderão participar da palestra “Como conquistar e manter clientes”, no dia 22 e das oficinas SEI Vender (23), SEI Formar preços (24) e SEI Controlar o meu dinheiro (25). Tudo acontece na escola municipal Getúlio Vargas, das 18h às 22h. 
**********
O MAIOR DO MUNDO
No dia 02 de junho, duas comidas gigantes dão início ao Maior São João do Mundo, em Caruaru, são elas: o Maior Cozido de Milho na Manteiga de Garrafa e o Maior Chocolate de Quente. O Maior Cozido de Milho na Manteiga leva 1.500 espigas e é preparado pelos moradores do bairro Petrópolis. Já o Maior Chocolate Quente é produzido há 11 anos e leva 700 litros de leite, 130 quilos de chocolate em pó, 20 latas de leite condensado e creme de leite, 50 quilos de açúcar, 35 quilos de maisena e cinco quilos de canela em pó. Haja boca!
**********
CAMINHADA DO FORRÓ
Dentro da programação do São João de Arcoverde acontece na véspera do São João, dia 23 de junho, a Caminhada do Forró, que este ano presta homenagem ao radialista, locutor e apresentador Jennecy Tenório de Almeida, mais conhecido como Manguaça. A homenagem é prestada pelo Coletivo Cultural de Arcoverde que coordena a festa e em 2018 entra em sua oitava edição. O cortejo, puxado por dezenas de forrozeiros, espera arrastar mais de 15 mil pessoas pelas ruas de Arcoverde.
**********

Nenhum comentário:

Postar um comentário