quarta-feira, 18 de abril de 2018

Itaíba: Programa vai recuperar 50 poços e sistemas de dessalinização


            Em Itaíba, a prefeita Regina Cunha (PTB) não para e já está realizando o maior programa de revitalização de poços artesianos já visto no município. É o Programa Água Doce, realizado em parceria com o Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente e que pretende recuperar 50 poços em todo o município.

O trabalho que já começou vai incorporar cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização de águas salobras e salinas nos distritos e sítios de Itaíba e está sendo acompanhado pela Secretaria de Desenvolvimento, através da Diretoria de Agricultura.

“Este projeto estava completamente abandonado, como tudo em nossa cidade, e fomos atrás, reativamos o programa e hoje estamos fazendo o levantamento e recuperação desses poços que tanta falta fez ao nosso povo durante a seca”, afirmou a prefeita Regina Cunha.

Lançado em 2004, o PAD foi concebido e elaborado de forma participativa durante o ano de 2003, unindo a participação social, proteção ambiental, envolvimento institucional e gestão comunitária local.

A partir de 2011, o Programa Água Doce assumiu a meta de aplicar sua metodologia na recuperação, implantação e gestão de 1.200 sistemas de dessalinização até 2018, com investimentos de cerca de R$ 258 milhões, beneficiando, aproximadamente, 500 mil pessoas. Para o atingimento desta meta foram firmados 10 convênios com os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte.

Os convênios estão estruturados em três fases: 1. Diagnósticos técnicos, sociais e ambientais; 2. Recuperação e implantação dos sistemas de dessalinização; e 3. Monitoramento e Manutenção dos sistemas de dessalinização implantados ou recuperados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário