quarta-feira, 11 de abril de 2018

Armando comemora criação da Universidade Federal do Agreste


                O presidente Michel Temer (PMDB) sancionou na tarde desta quarta-feira (11) o projeto de lei aprovado no plenário da Câmara dos Deputados de criação da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), com sede em Garanhuns (PE). A sanção foi bastante comemorada pelo senador Armando Monteiro Neto (PTB).

O senador pernambucano foi o responsável pelo parecer de criação da UFAPE, destacando que “extremamente relevante para o Agreste de Pernambuco e para o avanço do processo de democratização do acesso à educação superior no estado”. A escolha de Garanhuns para sediar a UFAPE se justifica não apenas por aproveitar as instalações locais da Universidade Federal Rural como, pontua o parecer, “pela relevância socioeconômica e cultural do município, polo de desenvolvimento da microrregião do Agreste Meridional”.

Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - Terá como base o campus Garanhuns da UFRPE. Os alunos desse campus passam a integrar a nova instituição de ensino. De acordo com o projeto, a Ufape terá como objetivo “ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, promover extensão universitária e concretizar sua inserção regional mediante atuação multicampi”. Serão criados 600 cargos de professor de ensino superior, além de 893 cargos de técnico-administrativo.

A UFAPE, cuja implantação está orçada em R$ 121 milhões, resultará do desmembramento do campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em Garanhuns. "Vencemos uma luta de muitos anos e me orgulho, como pernambucano, de ter contribuído para esta vitória. Tenho certeza de que a comunidade do Agreste vai comemorar com entusiasmo", assinalou Armando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário