quinta-feira, 19 de abril de 2018

A Coluna e quem leva a concorrência para o Shopping Center de Arcoverde?

No próximo dia oito (08) de maio a prefeitura de Arcoverde realiza em sua sala de licitações a Concorrência Pública PMA Nº 001/2018 que vai entregar a iniciativa privada um dos mais valiosos terrenos públicos, localizado à margem da BR 232, ao lado do 3º BPM. Trata-se de uma área de 51.300,20 m² (cinquenta e um mil, trezentos metros e vinte centímetros quadrados) aonde, durante décadas, foi palco da Exposição Regional de Animais de Arcoverde.
Esse terreno, até hoje não avaliado monetariamente, será doado a empresa vencedora da concorrência para a instalação de um empreendimento comercial, o propalado shopping center que, segundo a tal licitação teria um valor estimado de investimento mínimo de R$ 15.000.000,00 (quinze milhões de reais). 

Em matéria publicada no site da prefeitura em 6 de janeiro de 2017 se falava num investimento de R$ 20 milhões de reais. Cinco milhões a mais do previsto no processo licitatório lançado agora. Apesar da concorrência ser aberta a qualquer empresa ou grupo empresarial, já em janeiro do ano passado a aludida matéria da prefeitura sentenciava que o tal shopping center seria implantado em Arcoverde pelo grupo do Colégio Boa Viagem (?). Nada contra o grupo, um dos mais fortes, sérios e qualificados em Pernambuco na sua área, mas já dava para saber um vencedor de uma concorrência um ano antes? Aguardar o final do processo licitatório para ver se, além de Mandrake o governo também tem bola de cristal. 
Na Câmara de Vereadores, a vereadora Zirleide Monteiro (PTB) chegou a questionar como é que mais de um ano antes se anuncia quem vai receber um valioso terreno da prefeitura para instalar um empreendimento deste porte, quando a concorrência só se lançaria um ano e três meses depois? 

Por fim, o tal shopping center, segundo a PMA, vai gerar 1.500 empregos. Estranho, porque nem o de Serra Talhada que é maior, prevê tanto empregos. Mais como aqui é tudo diferente, nada há se estranhar se antes do shopping nascer naquele terreno valiosíssimo uma grande faculdade privada. Não deixa de ser um empreendimento comercial, mas não um shopping.

**********
MÁQUINAS PARA SERTÂNIA
Nesta sexta-feira (20), véspera de feriado, o deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB) e o federal Zeca Cavalcanti (PTB), seguem em sua maratona de eventos e ações nos municípios de sua base. Vão estar em Sertânia aonde entregam, às 10h, na Praça da Pedra Grande, um trator de arado e uma retroescavadeira aos moradores do município. Vão estar acompanhados das lideranças que fazem a oposição em Sertânia.
**********
TROFÉU ABACAXI
Os blogueiros Roberto e Romero revelaram em sua coluna de ontem que o ex-vereadora Luciano Pacheco (PSD) se antecipou a assessoria de comunicação da Prefeitura e criou mais um abacaxi para o governo Madalena. Tudo porque a vereadora Zirleide Monteiro (PTB) cobrou explicações sobre despesas de aluguel de veículos por parte da prefeitura que consumiram quase um milhão de reais. Segundo Roberto e Romero, a resposta do ex-vereadora foi num “tom elevado, grosseiro e carregado de ódio”.
**********
RINDO À TOA
Apesar de ser maioria, a bancada do governo aprovou na sessão ordinária da Câmara de Vereadores da última segunda-feira (16), pedido de informação do vereador oposicionista Heriberto do Sacolão (Podemos) solicitando: a relação dos professores contratados pelo município e dados sobre a usina de asfalto, que segundo o parlamentar, não se sabe onde o equipamento está guardado e o motivo do mesmo não funcionar.
**********
DISPUTA PETISTA
O Partido dos Trabalhadores (PT) se reunirá no próximo dia 12 de maio, em Recife (PE), para definir o nome que disputará o Governo do Estado, nas eleições deste ano. Na cúpula petista, disputam a vaga a vereadora do Recife, Marília Arraes; deputado estadual, Odacy Amorim e José de Oliveira. Marília vai estar em Arcoverde neste sábado, às 15h, na Câmara de Vereadores.
**********
FOGO AMIGO
Apesar de aliado da prefeita Madalena Britto (PSB) e do governador Paulo Câmara (PSB), o vereador Siqueiriha, também do PSB, apresentou requerimento ao Secretário Estadual de Educação, Fred Amâncio, no sentido de viabilizar o pagamento dos salários dos porteiros terceirizados e que trabalham nas escolas públicas de Arcoverde. Na lista ainda tem merendeiras e outros que estão há dois e até três meses sem receber.
**********
CASO SEM FIM
Após mais de dois anos do assassinato da menina Beatriz, em Petrolina, responsáveis pelo crime ainda não foram encontrados. A investigação do assassinato da menina Beatriz Mota, aos 7 anos, em Petrolina, no Sertão do Estado, ganhou um novo capítulo. Na terça-feira (17), três pessoas foram ouvidas pela delegada Polyanna Néry, que mantém todas as informações do caso em sigilo por decisão da Justiça. Segundo a Polícia, as investigações para desvendar o caso Beatriz nunca foram interrompidas.
**********
PROCURA-SE MÉDICOS
O Governo de Pernambuco abriu inscrições para uma seleção pública simplificada para a contratação temporária de 139 médicos plantonistas de diversas especialidades. Os profissionais serão escolhidos através de avaliação curricular para atuar em hospitais de seis regionais de saúde do estado. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de maio.
**********
PROIBIDO FALAR
Após investigar e confirmar denúncias de promoção pessoal de autoridades no Festival Viva Dominguinhos do ano passado, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendação ao prefeito Izaías Régis (PTB) e demais agentes públicos para determinar aos artistas e locutores de eventos que não divulguem nomes, símbolos, imagens ou qualquer tipo de menção que possa caracterizar promoção de agentes públicos. O Festival Viva Dominguinhos começa hoje (19) e vai até dia 21 de abril.
**********
DEFESA DAS MULHERES
A vereadora Célia Galindo (PSB), presidente da Câmara Municipal, quer promover uma Audiência Pública para debater a situação do encarceramento feminino no Presídio de Buíque, principalmente das mães que tem filhos de até 12 anos. Quer garantir a essas mulheres os mesmos direitos da mulher do ex-governador Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro, Adriana Ancelmo. Ela teve direito a prisão domiciliar por ter filho com menos de 12 anos. O benefício é garantido pela lei nº 13.257 de 08 de março de 2016, que alterou artigos do Código de Processo Penal.
**********
FESTA DE ANIVERSÁRIO
A prefeita de Itaíba, Regina Cunha (PTB), fechou a grande de atrações das comemorações dos 56 anos de emancipação política do município no próximo dia 28 de abril. A festa que acontecerá no Parque de Exposições começa às 21h com o cantor Willian Barros. Logo depois, às 23h em ponto, entra no palco a grande atração, o cantor sertanejo Leonardo. Fechando a festa, às 01h do domingo (29) a banda Fulô de Mandacaru, vencedora do Super Star. 
**********
PERGUNTA DO DIA

A Prefeitura já tem um estudo sobre qual o impacto que um shopping center teria para o comércio de Arcoverde? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário