quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Governo Paulo Câmara atrasa pagamento de plantões de enfermeiros há 4 meses

          Profissionais de saúde fizeram um ato em frente ao Hospital da Restauração com bloqueios intermitentes na Avenida Agamenon Magalhães, no bairro do Derby, na área central do Recife, nesta quinta-feira (4). Com cartazes, enfermeiros e técnicos de enfermagem reclamavam que estão sem receber o pagamento dos plantões extras desde setembro do ano passado.

O número de pessoas envolvidas no ato não foi divulgado. De acordo com o coordenador do Fórum Pernambucano de Defesa da Enfermagem e presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Augusto Barreto, há profissionais que estão sem conseguir trabalhar porque não tem dinheiro nem para a passagem de ônibus.

“Muitos não estão conseguindo vir trabalhar porque não tem, sequer, o dinheiro da passagem. O técnico, por exemplo, ganha muito pouco. Ele dá o plantão extra para complementar a renda e mesmo assim o governo não paga. Então, como é que a gente faz?”, reclamou.

A manifestação teve início na frente do Hospital da Restauração, no Derby, por volta das 8h. Em seguida, o grupo começou a fazer bloqueios temporários nas faixas sentido Recife da Avenida Agamenon Magalhães.

Para Augusto Barreto, cerca de 65% da atenção na Saúde estadual é coberta pelos plantonistas. “O plantão extra nada mais é que uma precarização do trabalho porque nem se contrata, nem se faz concurso para suprir essa demanda. Então, se legaliza um plantão extra sem vínculo empregadíssimo. O profissional chega aqui, dá plantão, recebe e vai embora. Não ganhamos nenhum direito, só o salário e até o salário está atrasado”, completou. G1.