sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Popular denuncia redução no transporte de estudantes em Buíque

         Em contato com a redação da Folha, um popular que pediu para não se identificar, denunciou que a Prefeitura de Buíque reduziu pela metade o número de ônibus que fazem o transporte dos alunos do município para faculdade e cursinhos em Arcoverde.

Segundo o relato, antes do recesso das férias, em julho, haviam quatro (4) ônibus realizando este tipo de transporte, atendendo há mais de 200 estudantes. Agora, a prefeitura está disponibilizando apenas dois veículos o que vem provocando superlotação e colocando em risco a vida de motorista e estudantes diante a precariedade da estrada, repleta de buracos.

O assunto foi levado até a Prefeitura que, segundo os estudantes, respondeu dizendo que eles deveriam ficar quietos, pois não tinha obrigação de transportar universitários. Eles cobram uma solução urgente para o problema já que os dois ônibus que hoje atendem os estudantes, tem dias que viajam com o triplo da capacidade.

A Lei – Segundo a Lei nº 12.816/13 e a emenda à medida provisória  nº 593/2012 “A presidente promulgou a emenda que autoriza os municípios a utilizarem o transporte escolar municipal por estudantes universitários”. A emenda diz que “desde que não haja prejuízo às finalidades do apoio concedido pela União, os veículos, além do uso na área rural, poderão ser utilizados para o transporte de estudantes da zona urbana e da educação superior”.